Notícias



Seu Problema é Nosso

"É um desaforo fazerem isso com a gente", diz líder comunitária de bairro afetado por saneamento precário em Alvorada

Segundo Teresinha Fontoura, do bairro Stella Maris, duas falhas no sistema de escoamento têm persistido na região

14/11/2025 - 16h05min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Gladimir Alós/Acervo Pessoal
Morador teve de tirar dinheiro do próprio bolso para atenuar situação

Moradores do bairro Stella Maris, em Alvorada, vêm enfrentando desafios com o sistema de esgotamento sanitário. Na Rua Alan Kardec, o incômodo era causado por um bueiro entupido, que fazia o esgoto correr a céu aberto pela via.  

Liderança comunitária da região, Teresinha Fontoura, 76 anos, aponta que, além do mau cheiro, a situação vinha afetando crianças que passavam pelo local para ir à escola e comércios, como um estabelecimento que vende frango assado.  

— Nós abrimos um protocolo, falamos com a prefeitura, eu chamei vários secretários, até que nós mesmos tomamos uma providência — aponta Teresinha.  

A providência que ela aponta veio de Anderson Jardim, 45 anos, morador da mesma rua. Indignado com a água pluvial que começou a invadir seu pátio, ele contratou com dinheiro do próprio bolso uma retroescavadeira e alugou uma bomba de água para retirar a terra que obstruía a tubulação. 

Por causa da iniciativa, que recebeu apoio da comunidade, a água já não se acumula mais. Porém, agora, os moradores aguardam a reconstrução da caixa do bueiro. Sem essa intervenção, o buraco deixado durante a operação de desobstrução traz riscos de queda a quem passa pela rua, principalmente as crianças a caminho da escola. 

— Agora quero ver quanto tempo vai levar, ou se a prefeitura vai esperar que o asfalto fique comprometido — comenta Anderson.

Teresinha informa que continua buscando providências da prefeitura. Nesta terça-feira, o secretário de Obras e Viação de Alvorada, Cristian da Silveira, visitou o local e deu o prazo de 10 a 15 dias para conclusão da obra.  

Incômodos

Paralela à Alan Kardec, a Rua Júlio Verne também enfrenta dificuldades com o saneamento. Enquanto aquela é impactada pela ausência da prefeitura, nesta os problemas surgiram a partir de uma obra pública.  

Segundo Teresinha, no processo de pavimentação da via, que era uma batalha da comunidade, não foi feita tubulação para escoamento de esgoto. Quatro casas já foram afetadas por alagamentos em decorrência da situação.  

– Um senhor já perdeu roupeiro, pia e sofá por causa de inundações que acontecem depois das chuvas – informa Teresinha. 

Ela também ressalta que o descaso com o bairro não era tão comum anteriormente, mas aumentou nos últimos anos

– Não sei o que está acontecendo conosco nesses últimos tempos. É um desaforo fazerem isso com a gente. 

Secretaria aponta medidas

A Secretaria de Obras e Viação de Alvorada afirmou, em nota, que todas as solicitações são inseridas em um banco de cadastros, vistoriadas e incluídas no cronograma de execução.

Na Rua Alan Kardec, a nota informa que já ocorreu a vistoria do local e, agora, “foi definido o encaminhamento para reconstrução da caixa do bueiro, ação que será realizada conforme o cronograma de obras da pasta.”

Já na Rua Júlio Verne, a nota diz que será enviada uma equipe técnica ao local para “avaliar as causas dos alagamentos relatados e definir as medidas corretivas”.

*Produção: Breno Bauer


MAIS SOBRE

Últimas Notícias