Notícias



SEU PROBLEMA É NOSSO

Estrutura precária de posto de saúde preocupa usuários

Segundo relatos de pacientes da Unidade Básica de Saúde Stella Maris, há paredes danificadas e bancos quebrados na recepção

10/11/2025 - 14h02min

Atualizada em: 10/11/2025 - 15h00min


diario gaucho
Acervo pessoal/Reprodução
Condições da unidade comprometem conforto e segurança da comunidade.


Moradores do bairro Stella Maris, em Alvorada, relatam problemas na infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Stella Maris. Eles apontam falta de materiais essenciais, manutenção insuficiente e condições físicas inadequadas, fatores que, segundo eles, comprometem o conforto e a segurança no atendimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada (SMS), a unidade é referência para aproximadamente 7 mil pessoas e realiza em média 120 atendimentos diários, entre consultas médicas, de enfermagem e demais serviços disponibilizados à população.

Uma usuária, que preferiu não se identificar, afirma que a precariedade é evidente no dia a dia. Ela relata que, durante um atendimento odontológico em outubro, percebeu a ausência de insumos básicos.

– Fui fazer um tratamento com o dentista e não tinha gaze. O profissional precisou me dar papel higiênico para secar a boca – relata.

Ainda de acordo com ela, os problemas se acumulam. Portas internas que não fecham, paredes danificadas, bancos quebrados na recepção e infiltrações fazem parte da rotina da unidade. Em dias de chuva, alguns espaços chegam a alagar. A porta principal de entrada também está comprometida: a abertura permanece coberta de forma improvisada com plástico e lona.

Acervo pessoal/Reprodução
Na sala de espera, muitos bancos estão quebrados.


Esforço

Apesar das limitações estruturais, moradores reconhecem o esforço das equipes que atuam na unidade. Para Eduarda Esnarriaga, 58 anos, o problema está na rotatividade de profissionais.

– Todos atendem bem, não posso reclamar disso. Mas há muita troca de pessoal. Para quem tem problemas de saúde contínuos, como eu, isso atrapalha. No momento, preciso de um laudo atualizado e estou com dificuldade de conseguir – afirma.

Ela também destaca a ausência de itens básicos de conforto, como a falta de bebedouro e falhas no funcionamento do ar-condicionado.

Obras em 2022

A UBS Stella Maris passou por obras de reforma em 2022. Segundo nota divulgada pela prefeitura à época, os serviços incluíram:

/// Troca do telhado.
/// Instalação de novos forros e pisos.
/// Pintura e reforma dos banheiros, com substituição de louças e pias.

O investimento foi apresentado como uma melhoria para qualificar o atendimento. Porém, moradores afirmam que essa não é a realidade do local.

Contraponto

/// Em nota, a SMS informou que todas as unidades estão incluídas em contrato de manutenção predial com empresa terceirizada iniciado em setembro. Na UBS Stella Maris, já estão programados reparos em portas, mobiliário e infiltrações; a porta principal foi coberta temporariamente para preservar o sistema de climatização. Sobre o atendimento odontológico, a unidade possui insumos necessários e eventuais problemas são resolvidos rapidamente pelas equipes locais.

Produção: Henrique Moreira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias