Notícias



HÁ QUALIFICAÇÃO

Formação para ampliar vendas na internet

Semana do Marketplace do Sebrae apresenta conteúdos práticos para fortalecer negócios de empreendedores.

26/11/2025 - 13h41min

Atualizada em: 26/11/2025 - 14h22min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Achira22/stock.adobe.com
Serão cinco dias de aulas online e gratuitas.

O marketplace, mais conhecido como shopping virtual, é o ambiente em que as empresas anunciam seus produtos e serviços para vender no mesmo espaço. Visando oferecer conhecimento prático para aumentar os ganhos e abrir novas oportunidades para as microempresas, o Sebrae RS irá oferecer uma formação online e gratuita: a Semana do Marketplace

As inscrições estão abertas e para se inscrever é necessário possuir CNPJ ativo e o público-alvo inclui microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP). As aulas serão pela plataforma do Sebrae.

Entre os dias 1º e 5 de dezembro, o evento, que faz parte do projeto Sebrae Tá On, apresentará conteúdos práticos sobre presença digital e estratégias de comercialização, mostrando como estruturar operações de venda, ajustar preços, organizar produtos, melhorar desempenho e aproveitar as oportunidades dos grandes canais digitais

Além disso, a programação reforça um ponto essencial para quem quer começar 2026 mais profissional e competitivo: organizar as finanças ainda este ano

A Semana do Marketplace foi criada para ajudar as micro e pequenas empresas do RS. O objetivo é fazer com que essas empresas entendam, de forma simples, como podem vender online e melhorar esse processo. Durante o evento, que conta com a parceria das empresas Canva, Asap – Consultoria certificada do Mercado Livre –, Shein, Shopee e Amazon, o Sebrae RS quer trazer informações básicas para quem está começando. 

– Ao longo do evento, iremos disponibilizar espaços para plataformas de marketplace mostrarem como fazer o cadastro, como utilizar a plataforma da melhor forma, como fazer a gestão dessas vendas e como escolher em qual plataforma inserir os seus produtos ou serviços – explica Sheila Bortolini, analista de processos de relacionamento do Sebrae RS, que destaca ser uma oportunidade para conferir as opções e tomar a melhor decisão sobre estar ou não no digital.

Presença digital

Na dinâmica atual de vendas, o mercado se divide entre o físico e o online. As plataformas cresceram nos últimos anos, e a analista de processos destaca que a diferença entre o shopping online e o marketplace é que os microempreendedores não precisam criar uma loja virtual do zero. Eles aderem a uma plataforma que já está pronta, onde conseguem divulgar seus produtos para clientes que já estão dentro desse ambiente.

Quando mencionada a importância de um microempreendedor ter sua presença digital em plataformas desse tipo, Sheila comenta que é possível aumentar as vendas e também ampliar a visibilidade da marca, dos produtos e dos serviços de cada empreendedor. 

Entre as vantagens destacadas pela analista está a possibilidade de expansão das comercializações para outros locais, algo que pode ficar limitado quando o microempreendedor atua apenas no ambiente físico. 

– Ele sai daquela visibilidade do físico, do local, e aumenta as chances de vender mais, inclusive para outros Estados e municípios, podendo ganhar novos clientes. É uma forma de fortalecer o negócio dele. Muita gente compra pela internet e pesquisa produtos antes de tomar essa decisão de compra. Então, estar nesses espaços e usar os canais de marketplace é uma oportunidade de crescimento, tanto do nome da empresa quanto das vendas.

Sheila afirma que as mudanças de cenário podem impactar quem já é veterano, mas também representam uma nova oportunidade para aprender e ingressar em outro ambiente. A mesma dica vale para quem está iniciando no empreendedorismo:

– A digitalização facilita muito a vida de quem está começando e também de quem já vende há muitos anos. Para quem está iniciando no digital, é uma chance de começar a vender sem precisar investir muito. Para quem já tem experiência, é uma forma de alcançar novos públicos e modernizar o negócio. Além disso, os espaços contribuem para uma organização melhor de tarefas e para entender como o cliente procura informações, como é possível aumentar a visibilidade do produto e divulgá-lo de uma forma mais eficiente.

A analista do Sebrae RS reforça que o conhecimento adquirido também pode ser aproveitado nas lojas físicas, ampliando as possibilidades de organização.

Inscreva-se 

/// Será dos dias 1° a 5 de dezembro, online, na plataforma do Sebrae

/// As inscrições estão abertas no link.

/// Público alvo inclui microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP)

/// É necessário possuir CNPJ ativo

*Produção: Josyane Cardozo

Últimas Notícias