Seu problema é nosso
Há quatro meses aberto, buraco na zona norte da Capital preocupa moradores
Obra inacabada fica em local de alto fluxo de pessoas, próximo ao Hospital Banco de Olhos. Moradores temem possíveis acidentes

Após ler no Diário Gaúcho sobre uma cratera aberta pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em outro bairro da zona norte da Capital, Maria Albertina da Silva, de 76 anos, resolveu procurar o jornal para tentar solucionar o seu problema. O contato foi feito por causa de um buraco aberto no bairro Vila Ipiranga, na Rua Engenheiro Walter Boehl, próximo do número 375, há pelo menos quatro meses.
A preocupação dela e de outros moradores é pelo alto fluxo de pessoas que circulam pelo local. A cratera fica em uma rua com muita circulação, próximo ao Hospital Banco de Olhos e à Escola Gomes Carneiro.
Antes de o buraco ser aberto, havia uma questão relacionada ao encanamento de uma casa próxima ao local e que o Dmae havia prometido ir resolver essa situação. O departamento foi até lá e iniciou os trabalhos, porém, manteve a obra inacabada, sem dar continuidade ao reparo. Por conta disso, Dona Maria buscou a Ouvidoria da prefeitura mais de uma vez, sempre registrando número de protocolo e até levando fotos da obra.
– Se comprometeram, dentro daquilo que eles podiam na ouvidoria da prefeitura, que era final de agosto o prazo para ser feito o serviço – comenta.
Passado o tempo prometido, dona Maria retornou à ouvidoria e foi informada de que o serviço é terceirizado e que não dava para ter muito controle. Disseram a ela que seria um problema no pluviômetro, com certa complexidade para ser concluído.
Riscos
Além disso, foram jogados sacos de lixo de forma irregular no local, o que também se torna uma preocupação com a circulação de ratos e baratas, agora que as temperaturas estão subindo. Já foram colocados até galhos de árvores para auxiliarem na sinalização da calçada. Com o passar do tempo, a área tem sofrido com efeitos da chuva e do alto fluxo de veículos que também circulam por ali. A moradora destaca que a abertura está cedendo cada vez mais e ficando mais profunda, podendo provocar acidentes, principalmente pela alta circulação de idosos na região.
– Como está próximo ao banco de olhos e do colégio, tem bastante circulação. Tem dias que tem bastante movimento, que passa lotação, passa ônibus e a gente tem de cuidar, porque é perigoso – diz.
Dona Maria ainda relata os cuidados redobrados que as pessoas devem ter à noite. A rua tem muitas árvores e pouca iluminação.
– À noite é perigoso, porque a visibilidade ali é horrível. Uma pessoa desce no carro e não enxerga – finaliza.
Contraponto
/// O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em nota, informou que a rede de drenagem urbana da Rua Eng. Walter Boehl passará por manutenção. Segundo o Dmae, a obra será iniciada hoje e concluída no decorrer da próxima semana.
*Produção: Gabriel Vieira