Notícias



Na Praça XV

Incêndio atinge casarões e prédio no Centro Histórico de Porto Alegre

Conforme o Corpo de Bombeiros, uma loja de calçados e um bazar funcionam no local

05/11/2025 - 16h33min


Gabriela Plentz
Gabriela Plentz
Enviar E-mail
André Malinoski
André Malinoski
Enviar E-mail

Um incêndio atingiu dois casarões e um prédio na Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre. O fogo começou por volta das 14h45min desta quarta-feira (5), e o combate às chamas já dura mais de uma hora. De acordo com a Defesa Civil, quatro pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital por inalação de fumaça, sem gravidade.

Ao menos sete caminhões do Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas no local. A Brigada Militar isolou a área. Ambulâncias também foram acionadas.

Segundo o médico Guilherme, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a equipe atendeu apenas casos de pessoas em estado leve, ou seja, sem gravidade:

— Teve vítimas em estado leve, muita ansiedade, que a gente conseguiu fazer a triagem rapidamente. Uma vítima com broncoespasmo, uma condição pulmonar mais leve também, que a gente medicou na própria ambulância e conseguiu liberar, porque ela já tinha um histórico de asma, conseguia fazer as medicações em casa, e liberamos depois de verificar condição clínica estável. Vítimas também com inalação de fumaça leve foram levadas para o HPS — explicou o profissional.

Os prédios históricos, de 1884, abrigam dois estabelecimentos, sendo um deles o bazar Loja Irmãos. Ao lado funciona um comércio de calçados.

Paulo Roberto Redel, que é síndico do prédio Praça XV, diz que já não há mais pessoas dentro da edificação:

— Quando a gente viu a fumaça, o pessoal começou a informar as salas todas, informando que estaria havendo uma fumaça. Foi assim, em questão de um minuto que começou a fumaça.

De acordo com o tenente-coronel Deoclides Silva da Rosa, do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre, as equipes seguem atuando no combate às chamas. Segundo ele, não 

— Principalmente nos fundos da loja continua muito forte a caloria, mas estamos combatendo e também fazendo uma proteção. principalmente nos prédios ao lado, para evitar que esse fogo se propague ao prédio ao lado, tanto ao lado direito como ao lado esquerdo.

O profissional confirmou que, até o momento, 30 bombeiros atuam no local.

O funcionário de uma das lojas informou que o incêndio começou no segundo andar do estabelecimento e que evacuou o interior do prédio no início das chamas. Ele contou que o espaço está vazio.

— Tinha quatro clientes dentro da loja, eu pedi que eles saíssem. São nove funcionários, que já estavam do lado de fora. A princípio, a loja do lado, que são cinco pessoas, o pessoal saiu todo — contou Júlio.

O fogo atinge o teto das estruturas, o que dificulta o combate ao incêndio. Algumas chamas também se espalham em direção a outro prédio, ao lado dos casarões.

Alteração no trânsito

Segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus que saiam do terminal Parobé agora irão partir do terminal da Júlio de Castilhos.

Bloqueios:

  • Incêndio causa bloqueio na Praça Pereira Parobé entre a Av. Otávio Rocha e Av. Júlio de Castilhos
  • Bloqueio total da Rua Vigário José Inácio, Av. Otávio Rocha e R. Dr Flores


Últimas Notícias