Coluna da Maga
Magali Moraes: calma, novembro
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho


A gente piscou, e já é 3 de novembro. Finados findou (o que nunca termina é a saudade dos nossos mortos). Especialmente hoje é dia de celebrar a vida do grande amor da minha vida, que sessentou cheio de saúde e bom humor. Meu netinho pet também nasceu no dia 3, e hoje está completando um aninho. Não é mais o filhote que curou a minha fobia. Eu, que só amava humanos, descobri a força de um amor canino. Antes tarde do que mais tarde ainda. Sorte que tenho um coração bem espaçoso.
Que outros motivos tornam esse mês merecedor de uma coluna? A Feira do Livro de Porto Alegre, que sempre marca a primeira quinzena com um convite irresistível à leitura. Novembro e seus três feriados, o que não é pouca coisa. Mesmo pensando nas folgas de 15 (Proclamação da República) e 20 (Dia da Consciência Negra), melhor ir com calma pra saborear todo o mês. Tem o Dia Nacional do Riso (6), o Dia da Gentileza (13), o Dia da Criatividade (17), o Dia do Doador de Sangue (25).
Prevenção
É Novembro Azul, o que lembra a conscientização e prevenção do câncer de próstata (bora consultar o urologista). Enquanto no Hemisfério Norte o tempo esfria e neva, aqui nos trópicos os termômetros sobem e o calor chega definitivo. Em breve, a batalha do ar-condicionado no trabalho, onde ninguém se entende. Mais sobre novembro: a Black Friday, outra batalha que envolve o bolso da gente: cuidado com os descontos que parecem bons, e nos fazem comprar o que nem precisamos.
Mas a grande atração do mês é ser o abre-alas do Natal, que começa cada vez mais cedo. A partir de agora é só guirlanda, pinheirinho, comilança e gastança. Calma lá, novembro! Pra desespero do comércio, vamos procrastinar a lista de preparativos. É muita informação e confraternização. Sem falar nos filmes natalinos que serão lançados no streaming. Pronto, sem querer gastei todos os assuntos do mês. Que novembro me inspire com novidades e curiosidades.