Papo Reto
Manoel Soares: "Teste racial"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados


Como uma pessoa vai saber se a forma de ver a vida dela é ou não contaminada pelo racismo? Às vezes, uma fala mal colocada, uma brincadeira mal interpretada ou até mesmo uma forma de se expressar que antes era considerada normal, mas que hoje é motivo de cancelamento, pode indicar isso.
Por outro lado, temos pessoas que usam palavras bonitas, mas, nas atitudes, tratam outras com desprezo apenas pela cor da pele. A verdade é que todos nós fomos criados em um mundo que, direta ou indiretamente, tem racismo, algo presente em nosso subconsciente. Os negros, inclusive, podem ter comportamentos que invalidam suas próprias necessidades.
Mas como saber se o racismo me afeta de fato? O site do Instituto Brasileiro de Percepção Sociocultural leva vocês para um teste que talvez ajude a responder essa pergunta. É o Teste de Percepção Étnica.
Ele é baseado em um projeto chamado Implicit Project, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Subconsciente
Esse teste se trata de um sistema que une psicologia e rastreio cognitivo para nos ajudar a entender como nosso subconsciente percebe pessoas negras em situações das quais nem sequer nos damos conta.
É muito simples: basta acessar o portal e seguir as instruções. O teste não nasceu para dizer quem é ou não racista, mas para mostrar como nosso subconsciente percebe outras etnias. Eu fiz o teste e, como homem negro, o resultado me surpreendeu.