TUTORIAL
Não Me Perturbe: Saiba como bloquear chamadas de telemarketing
Plataforma permite a consumidor restringir ligações de empresas com ofertas de produtos e serviços

Se você costuma receber ligações de telemarketing com ofertas de produtos e serviços em horários inconvenientes ou com frequência, saiba que é possível bloquear esse tipo de contato de maneira gratuita. O serviço Não Me Perturbe permite que o consumidor tenha mais controle sobre quem pode realizar chamadas oferecendo serviços. O cadastro é feito online e não há cobrança para utilizar a ferramenta.
Ao se cadastrar na plataforma, as empresas ficam impedidas de ligar para os números informados pelo usuário. O processo é simples: basta informar o número de telefone que deseja bloquear e selecionar as prestadoras das quais não quer receber chamadas. O sistema abrange ofertas de serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura e internet, além de operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado.
Como bloquear as ligações
Passo 1:
/// Baixe o aplicativo ou acesse o site Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br). Na página inicial, clique em “Quero me cadastrar”.

Passo 2:
/// Confirme o seu cadastro através do e-mail ou telefone informado. Após o login, clique em “Novo bloqueio”.

Passo 3:
/// Digite seu nome completo, o número desejado e selecione as empresas das quais você não quer receber chamadas de telemarketing. Depois, clique em “Enviar”.

Como desbloquear ou excluir o número
Caso queira permitir chamadas novamente ou retirar um número da lista:
Passo 1:
/// Acesse sua conta utilizando o e-mail ou telefone cadastrado e a senha.
Passo 2:
/// Na aba “Meus bloqueios”, selecione “Editar” e escolha a empresa que deseja desbloquear. Confirme em “Enviar”.
Passo 3:
/// Para excluir completamente um número do sistema, clique em “Excluir”. Depois da confirmação, o telefone é removido do cadastro.
Importante saber
O bloqueio não se aplica a ligações que forem realizadas ao consumidor para:
/// Confirmação de dados.
/// Prevenção a fraudes.
/// Realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade.
/// Oferta de outros produtos bancários e outras modalidades de crédito.
/// Além disso, o efeito do bloqueio não é imediato. Ele passa a valer em até 30 dias corridos após a solicitação. Se, mesmo após esse prazo, você continuar recebendo ligações indevidas, é possível registrar uma reclamação no site, através do seu cadastro.
*Produção: Henrique Moreira