EntreVilas
"O foco está nas periferias"; Diário Gaúcho estreia a coluna EntreVilas
Colunista Émerson Santos escreve sobre educação, arte e inovação da comunidade todas as sextas-feiras

Lomba do Pinheiro, bairro da zona leste de Porto Alegre. Foi lá que cresci, na vila Bonsucesso. Por ser de uma região que fica nas bordas da cidade, conheço as dificuldades próprias desses locais, mas, para além disso, também sei de toda a potencialidade que as periferias carregam.
São berços de cultura e inovação, lugares onde as pessoas, por terem que aprender a se virar diariamente, desenvolvem uma força criativa imensa. É disso que se trata o novo espaço que o Diário Gaúcho inaugura hoje.
Participe
A ideia da coluna EntreVilas, que passa a ser publicada às sextas-feiras, é destacar toda a potência das ações, projetos e histórias que as periferias produzem. Aqui, haverá lugar para educação, arte, empreendedorismo e o que mais fizer sentido.
Falando um pouco sobre bastidores do jornal, para pensar em um conteúdo novo, é fundamental considerar que esse material faça sentido para quem lê. Por isso, queremos que esse seja um espaço que converse com as vilas e comunidades dos nossos leitores, que destaque a diversidade de experiências que cada região possui. Para isso, conto contigo!
O conteúdo daqui vai valorizar tuas sugestões. Então, se tens uma boa história sobre tua comunidade, pode mandar! Meu e-mail estará sempre no topo da página, mas deixo ele aqui: emerson.santos@zerohora.com.br. Também pode me chamar no Instagram @snts.emerson. Ficarei feliz com teu contato.

E para começar, vamos falar de um podcast que, em 16 episódios, narra a história do terreiro llê Asè Omidewá, da Lomba do Pinheiro. Conduzido pela lyalorixá Bete Omidewá e dirigido por Eliane Marques, junta cultura e memória e traz a relação do local com seu território.
Já está disponível no YouTube e no Spotify, vale conferir!
Aulas de música na comunidade
Indo para a zona norte da Capital, um projeto desenvolvido pelo Espaço Marlon e Marcelinho, no Rubem Berta, tem aproximado a galera do bairro da música.
Até o dia 22 de dezembro, o local oferece aulas gratuitas de percussão para qualquer pessoa a partir de 10 anos que queira aprender a tocar os instrumentos. Ainda restam vagas disponíveis para as turmas de quarta-feira, das 14h30min às 18h, e sábado, das 9h às 12h.
Inclusive, fica também o registro de que eles buscam parceria financeira para manter o projeto no próximo ano. As inscrições e perguntas sobre a ação podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98440-7101 ou no Instagram @marlonemarcelinho.
Agenda
E tem outras ações programadas para a comunidade nas próximas semanas:
/// Amanhã, às 19h, vai rolar uma sessão de cinema gratuita do curta Aconteceu à luz da lua. O cineasta Crystom Afronário, cria do Morro da Cruz, estará presente.
/// Já para o dia 20 de dezembro, às 14h, o espaço cultural prepara uma grande festa de Natal. Terá música, comida e brincadeiras para as crianças. Doações para a ação são aceitas.
Apoio para laboratório de reciclagem na Bom Jesus

O Centro de Educação Ambiental da Bom Jesus (CEA) já é um espaço de referência em Porto Alegre. Agora, está engajado na construção do Lab EcoBonja, um laboratório comunitário de reciclagem.
A ideia da galera da CEA é montar uma miniestação de reciclagem, espaço de compostagem para o pessoal do bairro utilizar, oficina de formação de agentes e outras ações.
Para isso, estão em busca de financiamento. Se atingirem a meta mínima de R$ 40 mil, a cada R$ 1 arrecadado, eles terão o valor triplicado pelo Fundo Regenera RS. Os apoios podem ser feitos no link.
Batalhas de breaking na ZN
Um evento massa que vai rolar na Zona Norte é a eliminatória do Breaking do Verão 2026. Será amanhã, às 11h, no Museu do Hip Hop (Rua Parque dos Nativos, 545). Direto no local, no dia do evento, b-boys e b-girls poderão se inscrever gratuitamente para competir por uma vaga no nacional que ocorre em janeiro, no Rio de Janeiro.