Notícias



Cooperação

Dmae assume operação de casa de bombas da Trensurb para reforçar drenagem na zona norte de Porto Alegre

Local é estratégico para proteger os trilhos do trem e para a drenagem da Voluntários da Pátria e da alça viária da região. Estrutura foi atingida pela enchente de 2024

30/12/2025 - 09h49min


Airton Lemos
Enviar E-mail
Alex Rocha/PMPA/Divulgação
Instalação da nova subestação e dos painéis definitivos está prevista para janeiro.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai assumir a operação da casa de bombas da Trensurb, que fica entre a Avenida Sertório e a Rua Voluntários da Pátria, um dos pontos mais sensíveis de alagamentos na zona norte de Porto Alegre. 

A autorização foi formalizada em termo de cooperação entre a prefeitura e a empresa federal. Na prática, o Dmae passa a atuar diretamente na operação do sistema, com técnicos, operadores e equipamentos, especialmente em períodos de chuva forte.

A casa de bombas é estratégica não só para proteger os trilhos do trem, mas também para a drenagem da Voluntários da Pátria e da alça viária da região. A manutenção dos equipamentos continua sendo responsabilidade da Trensurb.

O acordo também prevê, caso haja condição técnica, a instalação do sistema de telemetria do Dmae, que permite o monitoramento remoto do funcionamento das bombas e do nível da água, agilizando decisões em situações de risco.

As bombas foram atingidas pela enchente de maio de 2024 e ainda operam em caráter emergencial. A reconstrução da estrutura já foi concluída, e a instalação da nova subestação e dos painéis definitivos está prevista para janeiro.

As casas de bombas servem para retirar a água acumulada em áreas baixas e evitar alagamentos, especialmente durante chuvas fortes ou cheias de rios e arroios.

Últimas Notícias