Notícias



Direto da Redação

Gabriel Vieira: "Sobre o tempo"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

03/12/2025 - 14h03min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Agência RBS/Agência RBS
Direto da Redação

Recentemente, estávamos comentando aqui na redação, com certa surpresa, sobre a chegada do mês de dezembro. Todos os anos, muitas pessoas — se não todas —  assustam com a chegada do último mês do ano e o fim de mais um ciclo. E tudo isso faz muito sentido.

Mergulhamos no cotidiano, fazemos diversas atividades no "modo automático" e nem vemos o tempo passar, principalmente quando repetimos as mesmas tarefas por muito tempo.

O fim do ano é sempre um momento de reflexão sobre o que fizemos durante esses 12 meses que estão correndo, e comigo não seria diferente. De uns meses para cá, tenho me dado conta de que o tempo está passando. E rápido.

Vivendo 

Mas uma coisa que assusta ao vermos o tempo passar é o envelhecimento: o nosso, o dos nossos pais e, principalmente, o dos avós ou familiares mais velhos. Enquanto vivemos a vida, não percebemos nem sentimos o tempo passando. Uma das coisas que o início da vida adulta traz é justamente isso, acompanhar o envelhecimento das pessoas ao nosso redor e o nosso amadurecimento como pessoa. Desde avós que já não conseguem fazer atividades simples do dia a dia por conta de limitações físicas, como levar o lixo à rua, até amigos de escola casando - são coisas que o tempo traz enquanto a vida flui.

A clássica frase que a personagem Fátima fala para sua amiga Sueli no seriado Tapas e Beijos nunca fez tanto sentido: "O tempo está passando". Desde que aprendi a viver e aproveitar ao máximo os momentos com as pessoas que amo, essa frase ecoa na minha cabeça. Às vezes, temos muitas preocupações com o passado e o futuro, mas precisamos ter os dois pés no chão do presente.

Aproveitar a vida, as pessoas que amamos, as oportunidades e as experiências que estão aqui e agora. Viaje, experimente coisas novas, vá ao cinema, ao teatro, pratique esportes diferentes - mas aproveite os seus momentos! A vida não pode ser automatizada, a vida deve ser vivida com gosto! Então, deixo um questionamento para você, caro leitor: como você tem aproveitado o seu tempo?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias