Notícias



Presépio danificado

Imagem do menino Jesus é vandalizada em decoração natalina no sul do RS: "Feriram a fé", diz artesã

Escultura de gesso havia sido restaurada por duas artistas plásticas para as comemorações de Natal em São Lourenço do Sul

17/12/2025 - 15h28min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail

Uma imagem do menino Jesus que integra um presépio foi vandalizada em São Lourenço do Sul, no sul do Estado. A representação foi colocada como parte de uma decoração natalina feita pela prefeitura na Praça Central Dedê Serpa, a principal da cidade.

Segundo a administração pública, o item, de gesso e com 25 centímetros de comprimento, sumiu no sábado (13) e foi encontrado quebrado na segunda-feira (15), em um chafariz a poucos metros do local onde havia sido instalado. Danos nos pés, mãos e cabeça da escultura foram causados pelo ato.

— É uma decoração que fizemos com muito carinho na praça e é triste ver isso acontecer. Foi um desrespeito com a religião — disse Jorge Antônio Soares, coordenador de cultura da prefeitura de São Lourenço do Sul.

O presépio é colocado há décadas pela prefeitura na praça para o Natal. Neste ano, as artistas plásticas Liliane Brauner e Cleonice Ávila reconstruíram as imagens, que apresentavam defeitos estruturais e pintura desgastada.

Elas usaram ferro, papel machê, gesso e tinta na restauração, que foi custeada pela dupla e realizada nas horas vagas.

Cleonice Ávila/Arquivo pessoal
Liliane Brauner (à esquerda) e Cleonice Ávila foram as responsáveis pela restauração.

— Devolvemos o presépio lindo e perfeito. Feriram a fé, a união, o respeito e o amor que esta pequena escultura representa. Estamos nos sentindo desrespeitados com o vandalismo ao patrimônio público e aos valores culturais e religiosos da nossa comunidade — disse Cleonice Ávila.

As outras seis reproduções que fazem parte do presépio – Maria, José, um pastor e os três Reis Magos – não foram danificadas nem tiradas do lugar.

— Esse vandalismo representa destruir um símbolo cristão e cultural. É algo que nos magoou muito — acrescentou a artista.

Uma avaliação inicial indica que não haverá tempo suficiente para recuperar a escultura antes do Natal. Por isso, segundo a prefeitura, ainda não há uma definição sobre o que será feito com o dano causado pelo ato. Também é avaliado levar o caso à Polícia Civil. Até o momento, não há suspeitos de autoria do vandalismo.

Últimas Notícias