Notícias



EntreVilas

Museu do Hip Hop comemora seu aniversário com shows e batalhas de grafite e breaking

Nas sextas-feiras, o colunista Émerson Santos escreve sobre educação, cultura, inovação e toda a diversidade presente nas comunidades

12/12/2025 - 08h00min


Émerson Santos
Émerson Santos
Enviar E-mail
Museu do Hip Hop/Divulgação
Espaço cultural fica na Zona Norte da Capital

O hip hop é uma arte que nasceu nas ruas e que se tornou, ao longo de seus 50 anos, uma das maiores expressões culturais populares contemporâneas. Em Porto Alegre, o estilo ganhou o Museu da Cultura Hip Hop RS, que completou dois anos em 2025. E uma característica importante desse espaço é que ele não está na região central da cidade, mas próximo da população, como tem de ser. 

Para comemorar essa recente, mas já importante, história que está construindo, o museu preparou uma programação maneira para sábado (13). A partir das 14h, as portas estarão abertas para quem quiser acompanhar, gratuitamente, shows e batalhas de grafite e breaking. Basta levar um quilo de alimento.

E se liguem nos nomes fortes que eles reuniram: haverá apresentações das feras Major RD, Drik Barbosa, Cristal, Kamau, Branco RP3 e DJ Mosquito. 

Ao longo da tarde, o evento ainda terá a presença de atrações de destaque aqui da cena local, como o grupo Poetas Vivos, o grupo de breaking Gauchóques, o grafiteiro Bernardinho Vent Art e os DJs Benhur e Kindjay. 

Lembrando que o museu fica em Porto Alegre, na Vila Ipiranga (Rua Parque dos Nativos, 545). Quem quiser é só chegar. Mas é importante se organizar,  porque a entrada estará sujeita à lotação e os portões se fecham às 17h. 

Aqueles que desejarem também poderão mostrar seu talento e disputar prêmios. As inscrições para as batalhas serão feitas no dia, por ordem de chegada, sendo apenas oito vagas por categoria. Os vencedores levam R$ 1 mil para casa. 

Um complexo

O hip hop completou 50 anos em 2023. Foi justamente no ano em que inauguraram o Museu da Cultura Hip Hop RS na Capital. Quem fundou e coordena o espaço é Rafa Rafuagi.  

Ele ocupa uma área grande na Zona Norte e conta com salas de exposição, ateliê de oficinas, café, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical e mais. É um verdadeiro complexo cultural dedicado à arte popular. Ao longo da semana, de terça-feira a sábado, recebe o público das 9h às 12h e das 14h às 17h. E ainda dá para marcar visita guiada, só combinar com a galera que trabalha por lá.

Para além das atividades que realiza, o pessoal de lá também está engajado em construir, em parceria com outros Estados, um museu nacional dedicado ao hip hop. Quando rolar, será um baita ganho pra cultura do país.


Trilhas Culturais da Leste/Divulgação
Campeonato de futebol de mesa será uma das atividades.

Comunidade da Bonja em festa 

Outra ação que comemora seu aniversário neste fíndi é o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Bom Jesus. São três décadas de atividades! O evento vai rolar sábado (13), das 15h30min às 19h, na Praça dos Anjos (Rua T, 873). Quem organizou o evento é o projeto Trilhas Culturais da Leste, que vai levar campeonato de futebol de mesa, batalha de rima, apresentações culturais, roda de samba e outras atividades, todas gratuitas. Um destaque será a estreia e exibição do curta Escola de Sangue, produzido por educandos do Projovem Leste e por Crystom Afronário. 

Para se ter uma ideia do impacto do CEA pra região, o local mantém o Centro de Triagem da Vila Pinto, o Centro Cultural Marli Medeiros, a Estufa de Agroecologia Periférica e a TV da Bonja. A parceria com o Trilhas tem como foco reforçar esse papel social que o grupo já leva para a sua comunidade.

APE of GOD Wear está no corre

A periferia também é berço de uma diversidade de marcas e negócios que atuam integrados aos seus territórios. É o caso do pessoal da APE of GOD Wear. 

A marca trabalha com confecções autorais, apresenta uma identidade própria que valoriza o estilo das ruas. 

E, para além de vestimentas, também há um trabalho voltado à produção musical. Uma galera que vale conhecer. Para conferir o corre deles, dá para acessar o Instagram @apeofgodwear.

Dia de festival na Cohab

A cultura popular também está viva no Rubem Berta. Domingo (14), a Casa do Hip Hop (Rua Wolfran Metzler, 197) vai realizar o Festival Cohab É Só Rap, a partir das 14h. Será uma edição especial do evento, que terá a presença de Sandrão RZO, artista que integrou o elenco da série Sintonia, da Netflix. Outro nome nacional é Mano Fler. 

Essa será a edição de aquece para os 20 anos que o festival completa em 2026. Ao longo do evento, diversos artistas irão passar pelo palco. E ainda terá brinquedos infláveis, presentes de Natal, comidas variadas, enfim, um dia pensado para a comunidade. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias