Recorde mundial
Natal Luz de Gramado é reconhecido como festival natalino mais longo do mundo pelo Guinness World Records
A temporada especial na cidade tem 88 dias de duração com programação todos os dias; reconhecimento mundial vem no ano em que o evento celebra 40 anos


O maior natal do mundo é o de Gramado. Com 88 dias de programação ininterrupta, o Natal Luz foi nomeado o "festival de Natal mais longo do mundo" pelo Guinness World Records, o livro mundial dos recordes. O anúncio oficial ocorreu na noite deste sábado (20), em uma cerimônia no Serra Park.
— O reconhecimento vem para coroar a 40ª edição desse evento que foi pioneiro e que inspirou tantas celebrações de natal no Brasil. É a premiação de um planejamento, uma renovação constante e de um trabalho feito por milhares de pessoas, porque a cada ano buscamos inovar e emocionar mais — comemora Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia de turismo municipal responsável pelo evento.
O Natal Luz já era considerado o maior Natal do Brasil e, esse ano, teve orçamento recorde de R$ 37 milhões. São quase 2.500 profissionais diretamente envolvidos em toda a programação, que reúne mais de 350 atrações em diferentes horários e locais. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a temporada natalina em Gramado, que vai de 23 de outubro até 18 de janeiro, deve atrair 2,8 milhões de visitantes para a cidade.
— A gente passou uma semana na cidade assistindo toda a programação e conferindo todas as atrações pra aferir o recorde. Tem muitas cidades no mundo que celebram o Natal em grande escala, mas Gramado nos chamou a atenção pela duração, são realmente 88 dias de programação diária (o recorde é referente a 2024, programação e duração idêntica a 2025) — detalha a Jurada do Guinness World Records no Brasil Camila Borenstein
Com estimativa de movimentar cerca de R$ 200 milhões na economia local, o Natal Luz tem três grandes eventos pagos: O Grande Desfile de Natal, todas as terças, quartas, sextas e domingos às 20h na Avenida das Hortênsias; O espetáculo teatral e musical Nativitaten, que ocorre nas quintas e sábados à noite no Serra Park; E o show de ilusionismo Illusion Show com Henry e Klaus, que acontece no Palácio dos Festivais nas tardes de quarta a domingo.
Todas as demais atrações são gratuitas. De quarta a domingo, a Rua Coberta, na avenida Borges de Medeiros, é palco de shows musicais a partir das 19h. Também no centro da cidade, a Praça das Etnias conta com a Vila de Natal, um cenário decorado e montado especialmente para a temporada. O local funciona das 9h às 21h todos os dias, e conta com apresentações artísticas às 16h e com a Casa do Papai Noel, que fica aberta entre 14h e 18h para receber o público.
— Gramado foi pioneira no Natal e, hoje, ficamos felizes em ver que muitas cidades se inspiram com essa magia e também investem em seus natais. Com esse recorde mundial, aumenta nossa responsabilidade de vanguarda, de estar sempre pensando um passo à frente e, quem sabe, até ampliar o natal para o futuro — avalia o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato Bertolucci.