Então é Natal
Papai Noel e duendes alpinistas descem prédio do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Ação festiva também contou com entrega de presentes para crianças internadas

As crianças internadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) não precisaram esperar até a noite de Natal para ganhar os presentes. Na manhã desta sexta-feira (19), um grupo de 10 alpinistas natalinos — cinco papais noéis e cinco duendes — desceram a fachada do prédio.
Um deles foi o Vinicio Teixeira Ramires, supervisor de acesso por cordas que, nas horas vagas, torna-se Papai Noel.
— Eu faço esse trabalho para fazer a diferença para as crianças nesta data tão especial, que elas gostariam de estar em casa e estão nos hospitais, infelizmente, né? Então é uma boa causa — conta.
Mas as visitas não ficaram apenas do lado de fora. Nas alas da internação, papais noéis e duendes distribuíram presentes e abraços. Ao todo, mais de 340 brinquedos foram entregues para crianças hospitalizadas e filhos de funcionários do hospital.
Internado há 39 dias devido a um quadro de meningite por fungo, Alejandro Yuri Kaiser, 12 anos, ganhou um jogo de cartas de presente. Para a mãe de Alejandro, ver a felicidade do filho é que foi um verdadeiro presente.
— Olha o tempo que a gente já está aqui, então é bem difícil estar aqui. E isso realmente alegrou ele — afirma Nilce Kaiser.
A ação é uma parceria do Hospital de Clínicas com a empresa MA Alpinismo. Os brinquedos foram doados pela Fundação Mokiti Okada, ligada à Igreja Messiânica Mundial do Brasil, e pelo Serviço de Genética Médica do HCPA.
— Este é o terceiro ano que a gente faz isso e o motivo se traduz na felicidade das crianças, na alegria, no entusiasmo que elas têm quando veem o Papai Noel chegando — explica Brasil Silva Neto, diretor-presidente do Hospital de Clínicas.