SEU PROBLEMA É NOSSO
Postes sem luz nas ruas de Quintão
Moradores dizem que a situação é recorrente e reclamam da falta de resposta da prefeitura sobre uma solução definitiva

Após o anoitecer, quem circula por algumas ruas do Balneário Quintão – distrito de Palmares do Sul – enfrenta um cenário de escuridão que, segundo moradores, já dura pelo menos cinco meses. Na Rua Padre João Batista Réus, por exemplo, restam apenas três lâmpadas acesas, o que aumenta a sensação de insegurança.
Moradora do balneário há três anos, Vaneska Janaina Gouvea Leite, 50 anos, afirma que os problemas não são novos, mas se agravaram ao longo deste ano. Primeiro uma lâmpada queimou, depois outra, até restarem apenas três no entorno da residência.
– Na minha quadra, só três lâmpadas funcionam. As outras duas, que ficam na esquina principal, não acendem. É um breu só. Tenho dois filhos autistas e, numa emergência, como a gente se desloca? –questiona ela.
Em julho, Vaneska iniciou uma sequência de protocolos na prefeitura de Palmares do Sul para pedir soluções. Também comunicou o Ministério Público, mas não obteve resposta.
– Fiz o primeiro protocolo no dia 10 de julho. Isso é tempo suficiente para a prefeitura ter se organizado e feito alguma coisa. Vão mandando ofício e fica um pingue-pongue administrativo. Enquanto isso, quem sofre é o cidadão. Iluminação pública é um serviço essencial – critica.
Insegurança
A falta de luz não afeta apenas a mobilidade. Vaneska lembra que já teve o pátio invadido há cerca de dois anos, durante outro período de escuridão no mesmo ponto.
– Minhas cachorras latiram e, quando vi, o indivíduo sumiu na escuridão. Se tivéssemos luz, inibiria muita coisa. Não estou dizendo que não aconteceria, mas ajudaria. A sensação é de abandono – conta.
Além dos protocolos, Vaneska relata ter levado pessoalmente fotos e vídeos da escuridão, indicando pontos onde a iluminação deixou de funcionar completamente. Segundo ela, a situação se repete em outras ruas do balneário.
– Não é só na minha quadra, é em várias. Quem participa dos grupos de moradores sabe que isso é muito comentado. Tem gente que chegou a comprar luminária própria para tentar iluminar a frente de casa – diz.
O que diz a prefeitura
/// Por meio de nota, a prefeitura de Palmares do Sul informou que a atual gestão assumiu com poucos recursos e falta de planejamento da administração anterior, o que inviabilizou atender à alta demanda. A prefeitura afirma que todos os protocolos serão solucionados na medida do possível.
/// Como medidas para lidar com a situação relatada pelos moradores, a gestão diz que reorganizou o planejamento para uma força-tarefa ainda neste mês, incluindo a contratação de caminhão e lâmpadas para reposição integral, que deve ocorrer a partir de hoje.
Produção: Henrique Moreira