RETRATOS DA VIDA
Uma cara mais colorida às vias do Morro da Cruz
Iniciativa busca doações de tintas, sprays e voluntários para revitalizar muros e paredes da comunidade. Ação será no dia 20 de dezembro.


O fim de ano traz reflexões de mudanças, e isso não foi diferente para o líder comunitário e educador social Clóvis da Luz Marques, que, ao percorrer as ruas do Morro da Cruz, zona leste da Capital, pensou em como encerrar o ciclo de 2025 colorindo o espaço da comunidade.
Com a proposta de dar uma nova cara aos muros e paredes dos becos que formam o caminho até as casas, a escola e a biblioteca dos moradores do Morro, Clóvis iniciou ainda no mês de novembro um movimento chamado Cores no Beco – Artes que Salvam Caminhos.
Inspirado em diversos grafites que encontrou pela cidade, o líder comunitário está em busca de artistas parceiros que queiram ajudar a dar vida e tirar a ideia do papel.
O evento, marcado para o dia 20 de dezembro, pretende, além de colorir os muros, unir a comunidade e trazer outros conhecimentos para o Morro da Cruz. Para o dia, estão previstas aulas de grafite e a elaboração de um desenho feito pela comunidade com a ajuda das crianças. Como resultado, o caminho de mais de 30 casas será marcado por arte.
Para Clóvis, é importante construir um novo cenário para os pequenos da comunidade, que crescem passando todos os dias pelo espaço como é hoje.
– O tempo foi passando, e eu, indo para o trabalho, via as crianças indo para a escola. Comecei a conversar com as mães e vimos que daria para colorir o espaço – diz.
O educador ressalta que a iniciativa ganhou força a partir de relatos de jovens que passavam pelo local:
– Os meninos que vão à biblioteca já sinalizaram que aqui é largado, que as pessoas não dão valor. Já fizemos um projeto chamado Retratos nos Becos, com fotos, e começamos a ver com um olhar diferente, buscando algo que traga alegria e transforme o ambiente.
União pela arte
Com a ação, que tem apoio da Biblioteca Ilê Ará do Murialdo, é esperado que mais de trezentas crianças sejam impactadas. E para o líder comunitário, o grafite reforçará o pertencimento ao local e promoverá o cuidado, destacando que o espaço é o “pátio da gurizada”.
Entre os resultados esperados, Clóvis cita que o ambiente pode se tornar mais acolhedor, influenciando a valorização cultural do espaço, o que pode incentivar a redução do vandalismo e uma cultura mais artística da comunidade.
Uma das inspirações foi a arte da Casa de Cultura Mario Quintana, que serviu de exemplo para as crianças do Morro da Cruz que foram levadas por Clóvis para ver os grafites. Ele destaca que, neste Natal, em vez de uma festa e presentes, ele quer “mostrar algo que fique, que faça sentido”:
– Espero que as crianças entendam que, quando estamos na comunidade, precisamos deixar algo para elas. Precisamos melhorar, incentivar a valorização dos espaços e mostrar que esse lugar é delas. O poder público nos deixou de lado, mas qualquer cantinho pode se transformar, desde que tu cuides dele.
O projeto busca a parceria de grafiteiros, coletivos, escolas, comerciantes e universidades. Para doar, o contato pode ser feito diretamente pelo telefone (51) 99834-5213. São aceitos para os grafites: sprays, tinta para pintura de paredes e muros, pincéis, rolos, lonas e máscaras.
Já quem desejar contribuir para o dia, também será aceito lanche e água. A iniciativa já conseguiu quatro latas de tinta, e os grafiteiros Frifa, Getri e Triafu já fazem parte do time que irá deixar sua marca no Morro. Clóvis afirma que as doações que não forem usadas serão doadas para outras comunidades próximas, com o objetivo de incentivar que mais pessoas sigam a ideia.
Serviços
/// O quê: Cores no Beco – Artes que Salvam Caminhos
/// Quando: 20 de dezembro, das 8h30min às 17h
/// Doações via Clóvis, pelo telefone: (51) 99834-5213
*Produção: Josyane Cardozo