Notícias



Imposto municipal

Vou pagar mais? Meu bairro vai ser afetado? Melo responde dúvidas sobre mudança no IPTU de Porto Alegre

Prefeito esclareceu dúvidas em entrevista ao "Gaúcha Atualidade", na manhã desta quarta-feira

03/12/2025 - 15h10min


Zero Hora
Enviar E-mail
Paulo Egídio/Agência RBS
Projeto para mudanças no IPTU foi apresentado na terça-feira (2).

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, falou ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre as mudanças propostas para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. 

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (3) o chefe do executivo municipal esclareceu dúvidas de como será a cobrança do imposto para os próximos anos caso projeto sejá aprovado até o dia 31 de dezembro. Veja abaixo:

Vou pagar mais ou vou pagar menos IPTU?

Melo explicou que o aumento no IPTU será para apenas 46 mil imóveis, equivalente a 5%. Outros 20% terão baixa no imposto e 75% não irão baixar nem aumentar. 

Quantos imóveis serão impactados pela mudança?

Segundo o prefeito, de 800 mil imóveis, 5% sofrerão um aumento enquanto 20% terão queda no preço do IPTU.

De quanto será esse aumento?

O prefeito afirmou que o valor máximo de aumento será de 10%:

— Para não ter um fator surpresa de alguém receber um aumento de 100% do IPTU a gente achou razoável (estabelecer um teto). Não é o pedido da Fazenda, é a determinação do prefeito.

Qual é a diferença entre este projeto e o aprovado no governo Marchezan?

Segundo o Melo, o novo projeto traz uma "justiça tributária", diminuindo de quem paga mais do que deveria e aumentando de quem está pagando menos. 

Ele também esclareceu que o governo Marchezan fez mudança nas alíquotas, algo que ele não está fazendo. Melo ainda destacou a criação do critério que estabelece uma trava de 10% de aumento

Quais bairros serão atingidos? 

Melo não especificou os bairros que serão atingidos pois, segundo ele, imóveis "estão espalhados pela cidade, não concentrados em um bairro só".

Como saber qual será o valor do seu IPTU?

Para que o cidadão possa consultar o valor, o prefeito afirmou que irá criar um simulador para que a população saiba o quanto deverá pagar, mas que ferramenta só poderá ser criada após aprovação da lei. 

Por que a prefeitura está propondo a revisão? 

De acordo com Melo, novo projeto visa dar mais transparência sobre como é feito o cálculo do IPTU.

— Esse projeto também vai ter uma transparência. Hoje, nem o prefeito, nem vocês, nem ninguém, sabe como é calculado o seu IPTU — explicou.

Últimas Notícias