Norte do Estado
São Domingos do Sul recebe mais de 50 mil fiéis em romaria que marca 40 anos de morte do Monsenhor Benvegnú
Programação segue com missas e bênçãos neste domingo

São Domingos do Sul, no norte do Estado, reuniu mais de 50 mil pessoas neste final de semana na tradicional romaria em honra a Monsenhor João Benvegnú. Neste ano, o evento marca os 40 anos da morte do religioso, ocorrida em 3 de janeiro de 1986.
A programação começou ainda na quinta-feira (1º), com tríduo e missas. A procissão luminosa foi realizada na noite do sábado (3). Neste domingo (4), a celebração se encerra com uma missa às 15h, com o Padre Fábio de Morais.
A romaria se tornou uma das mais tradicionais do Estado e transforma a rotina do município de menos de 3 mil habitantes. As famílias e jovens romeiros caminham em silêncio, realizam orações e depositam flores no túmulo do monsenhor.
João Benvegnú nasceu em 1907, em Muçum. Ordenado padre em 1934, ele assumiu a paróquia de São Domingos do Sul em 1935, onde permaneceu por cinco décadas.
A sua importância para a região transcende o aspecto religioso por ter sido um pilar do progresso local incentivando a criação do hospital, da escola e de projetos voltados à agricultura.
Não foram raros os relatos de graças atribuídas às suas orações ainda em vida. No dia de sua morte, o túmulo passou a receber peregrinações espontâneas, reunindo cerca de 10 mil pessoas para o cortejo fúnebre. Dali nasceu a romaria que, ano após ano, mantém viva a memória do sacerdote e o convite à oração pelas vocações.
🤳 Para ler mais sobre o que acontece na região, entre no canal de GZH Passo Fundo no WhatsApp e receba as principais informações do dia. Clique aqui e acesse.