Notícias



Problema recorrente

Após meia hora de chuva, ruas de Torres ficam alagadas: "É sempre assim, já estamos acostumados", diz morador

Vias que cruzam importantes avenidas da praia gaúcha estão com acúmulo de água desde as 15h30min deste domingo

12/01/2026 - 12h34min


Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves
De Torres
Enviar E-mail
Renan Mattos/Agencia RBS
Chuva intensa durou cerca de meia hora em Torres, no Litoral Norte.

Após chuva intensa que durou cerca de meia hora, ruas de Torres, no Litoral Norte, ficaram completamente alagadas na tarde deste domingo (11). Vias que cruzam importantes avenidas da praia gaúcha estão com acúmulo de água desde que a chuva deu uma trégua, por volta das 15h30min. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 19,5 milímetros entre as 15h e 16h. 

Pouco antes das 15h, uma nuvem escura e carregada se aproximava da praia. Veranistas que até então estavam curtindo um dia ensolarado começaram a recolher suas coisas e voltaram para suas casas e hotéis. Alguns não conseguiram, pois carros ficaram parados no meio da água durante o trajeto. 

Na Rua José Osório Cabral, a água chegou a passar dos 20 centímetros. Saimon Magnus, funcionário de um hotel localizado na via, disse à reportagem que o problema ocorre com frequência e que a comunidade torrense já está conformada com isso. 

É sempre assim depois que chove, já estamos acostumados — diz Magnus, que mora em Torres há 29 anos. 

— As ruas que cortam a avenida principal são mais baixas, então sofrem sempre depois que chove. A água costuma baixar em até uma hora, mas acho que este caso de hoje é diferente — completa o morador de Torres. 

O último balanço atualizado da Defesa Civil do RS não incluiu casos de estragos registrados em Torres. Segundo a comunicação do departamento, uma nova atualização será divulgada às 18h. 

Problema frequente

Desde que a reportagem de Zero Hora chegou em Torres, há 13 dias, moradores de Torres têm relatado sobre alagamentos que ocorrem em dias de chuva. Essa é a queixa mais frequente em diferentes bairros da cidade. 

Torres conta com um "valão" localizado na Avenida do Riacho, que serve para escoar a água da chuva para o Rio Mampituba. A ideia é a mesma do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, que corta a avenida Ipiranga e desagua no Guaíba. 

Contudo, há poucos bueiros para drenagem da água da chuva espalhados pela cidade. A implementação de novas "bocas de lobo", como são popularmente chamadas estas entradas para água no subsolo, é um dos principais pedidos dos moradores

Zero Hora procurou a prefeitura de Torres para saber se existe uma solução para o problema sendo desenhada, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. 

Últimas Notícias