Notícias



Balanço parcial

Casos de roubos a lojas e casas aumentam e assassinatos caem nas praias gaúchas

Dados da Operação Verão 2026 foram divulgados neste sábado pelo governo gaúcho

11/01/2026 - 14h46min


Lisielle Zanchettin
Lisielle Zanchettin
Enviar E-mail
André Ávila/Agência RBS
Governador Eduardo Leite fez balanço parcial da Operação Verão em coletiva neste sábado (10), em Xangri-lá.

Em balanço das primeiras semanas de Operação Verão apresentado neste sábado (10) em Xangri-lá, no Litoral Norte, o governo gaúcho divulgou aumento nos indicadores de roubos a estabelecimentos e a residências na região

Os dados levam em conta ocorrências entre 20 de dezembro e 6 de janeiro contabilizadas pela operação em 38 cidades do Litoral Norte e do Litoral Sul.

Nos casos envolvendo comércios, o número subiu de dois para cinco em relação a igual período do ano passado. As ocorrências contra casas passaram de sete para nove. 

De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Mário Yukio Ikeda, os registros ocorrem, principalmente, em cidades do Sul:

— É um aumento significativo para a gente. Todas as ocorrências estão em apuração e foram principalmente na região Sul, em Pelotas e Rio Grande. Estamos dando uma atenção para que isso não permaneça.

Redução dos crimes

Já os casos de crimes contra a vida caíram 61% nas praias do Rio Grande do Sul. Neste ano, houve sete ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI), frente a 18 registradas em igual período do ano passado.

A categoria CVLI engloba homicídios dolosos (quando há intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e feminicídio.

Os dados indicam diminuição nos registros de estelionato de 358 para 243 ocorrências, uma redução de 32%. Em casos de roubo a pedestres, o número foi de 76, no ano passado, para 34 neste ano — queda de 55%. Situações envolvendo roubo de veículos também apresentaram redução de oito para três casos.

Conforme o governador Eduardo Leite, as reduções dos índices estão relacionadas ao investimento financeiro, no incremento no efetivo e no mapeamento das organizações criminosas:

— Segurança pública é o principal ponto do Estado. A gente desloca uma grande parte do efetivo para o reforço na segurança do litoral. E isso reflete no que estamos vendo, a redução nos índices de criminalidade e também nos salvamentos dentro do mar.

Neste ano, são quase 3,3 mil servidores da segurança e mais de 500 viaturas atuando na segurança do verão gaúcho. O trabalho é integrado entre secretárias do governo, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Detran e Instituto-Geral de Perícias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias