Notícias



Procurada

"Delegata": adotada por policiais durante enchente no RS, gata reaparece sobre o telhado de delegacia após três dias "foragida"

Thai, como é chamada, tem cerca de dois anos, olhos azuis e pelagem branca. A felina, que é dócil e adora colo, convive com a equipe da DP de São Gabriel

06/01/2026 - 09h59min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
@delegatathai / Instagram/Reprodução
Felina usava coleira rosa, com placa de identificação, quando desapareceu.

Conhecida carinhosamente como "delegata", a gatinha Thai, foi reencontrada nesta segunda-feira (5), após passar três dias desaparecida em São Gabriel, na região central do Rio Grande do Sul. 

Cuidada diariamente por policiais da Delegacia de Polícia (DP) do município, a felina havia saído para passear na sexta-feira (2) e não havia retornado. O sumiço causou preocupação na equipe e mobilizou a comunidade durante o final de semana. Após o susto, no entanto, a gatinha reapareceu sobre o telhado da delegacia na noite desta segunda-feira. 

— Estava no telhado da DP. Sacudi a comida e ela desceu — contou o  comissário Jaques Oliveira, do setor de investigação, que encontrou a gatinha, a alimentou e a recebeu novamente na delegacia.

Thai tem dois anos, pelagem branca e olhos claros. No momento do desaparecimento, usava uma placa de identificação com o nome e telefone de contato. 

Divulgação/Polícia Civil de São Gabriel
Momento em que a "Delegata" é flagrada sobre o telhado da DP de São Gabriel.

— Acho que ela tirou o recesso de começo de ano dela também. Ela voltou e foi direto comer — brincou a escrivã de polícia Cintia Regina Correa dos Santos Cassol, que publicou o desaparecimento da bichana nas redes sociais. —  A união das pessoas que compartilharam ajudou muito — acrescentou. 

Resgatada na enchente

A felina foi resgatada em maio de 2024, durante ações da polícia referente a enchente. Ela encantou a equipe da delegacia e foi adotada coletivamente, passando a comer e dormir no local. O animal chegou a ganhar uma farda com identificação da Polícia Civil e brasão do Estado.

De acordo com a escrivã Cintia, a decisão pela adoção compartilhada foi "para deixar o ambiente de trabalho mais agradável". Os agentes se revezam nos cuidados diários com o bichinho.

Ela foi para a delegacia com três meses. Resgatamos ela na enchente e, todo esse tempo, ela sempre ficou conosco, no setor de investigação. Ela é muito agarrada na gente — explicou a escrivã, que esperava que a gatinha fosse encontrada e devolvida à delegacia. 

Nos finais de semana, a equipe se reveza para trocar a água e a comida da felina. 

— Estamos felizes por encontrá-la. A gente gosta muito dela. Ela é acostumada com a rotina da delegacia. Os moradores que entram aqui para atendimento também gostam dela — vibra o comissário.

Mobilização nas redes sociais

A história de Thai ganhou espaço nas redes sociais, onde o perfil dedicado ao animal reúne mais de 18 mil seguidores. Nas publicações, a equipe da delegacia compartilha momentos da rotina da "delegata".

A rede foi usada para alertar sobre o desaparecimento, solicitar ajuda da população para localizar o bichinho e também para comemorar o reencontro.


Últimas Notícias