EntreVilas
Espaço no “fundão da cidade” promove arte, empreendedorismo e gastronomia
Nas sextas-feiras, o colunista Émerson Santos escreve sobre educação, cultura, inovação e toda a diversidade presente nas comunidades


Nome conhecido por quem circula pela cena musical da cidade, a cantora Marietti Fialho está à frente do Espaço Cultural Gagabirô Arte e Gastronomia, que fica na zona norte de Porto Alegre. No Diário Gaúcho, ela já apareceu em divulgações de seus shows e apresentações em eventos, mas hoje o destaque vai para sua veia empreendedora.
O Gagabirô vai dar início a sua agenda de eventos do ano neste domingo (18), a partir das 15h. Será uma tarde de encontros regados a empreendedorismo, apresentações e muita comida boa.
Com mais de uma década de atividades, o Gagabirô foi inaugurado em 2013. A proposta inicial para o espaço foi produzir e comercializar lanches. Com o passar do tempo, o local se consolidou organicamente como um ponto de encontro cultural, explica a proprietária.
Sendo Marietti Fialho uma pessoa com a trajetória conectada com a arte, parece até um caminho natural. O número 35 da Rua Marupã, no bairro Santa Rosa de Lima, passou a abrigar apresentações dos mais variados estilos, como música, poesia, teatro, dança, capoeira e outros. Mas sempre, ela diz, tendo a gastronomia como carro-chefe dos encontros, “uma das marcas registradas do Gagabirô”.
Ela conta que uma série de eventos passou a ter o local como base. Para além disso, há espaço para as ações de impacto social. Um exemplo é o estímulo à economia criativa, a abertura de portas para trabalhos autorais e o incentivo a projetos pessoais de outras pessoas:
— Uma postura ativa na busca pela construção de um mundo melhor e o encorajamento na promoção de projetos culturais coletivos. Muitos eventos foram promovidos, como feijoadas musicais, almoços de confraternização e festas temáticas.
Agenda
Para dar início à programação, o evento de domingo agora (18), com entrada gratuita, começa às 15h e segue até a noite. Será o “Simbora 2026”. Ao longo das atividades, uma feira de artesanato oferece ao público produtos variados. Terá acessórios, costuras criativas, roupas, cosméticos e mais. E o interessante é que são expositores de diferentes cantos.
Marietti conta que, ao longo dos anos, já passaram por ali pessoas de todas as regiões da cidade, de municípios da Região Metropolitana e até de outros Estados:
– Temos um alcance razoável para quem tem um estabelecimento no fundão da cidade, quase fronteira com Alvorada.
E é claro que gastronomia e atrações artísticas não poderiam faltar, com apresentação teatral e muita música boa.
Simbora 2026
- Domingo (18), às 15h
- Espaço Cultural Gagabirô Arte e Gastronomia (Rua Marupã, 35, Porto Alegre).
- Feira de artesanato, teatro, música e gastronomia.
Leonardo Almeida comanda o Harlem Brechó

Também apresentamos hoje o corre do publicitário Leonardo Almeida, que comanda o Harlem Brechó. A ideia de lançar a marca surgiu em 2023. Ligado na indústria da moda, conta que ele e um sócio perceberam a falta de opções de vestimenta com uma curadoria masculina nos brechós da Capital. Assim, pensaram em um negócio que prioriza esse tipo de roupa.
— Além de fazer as roupas circularem, que é um dos pilares de todo brechó, nosso propósito é ter roupas masculinas estilosas, de boa qualidade, com estilo próprio — explica.
Hoje Leonardo conduz o negócio sozinho. Além de levar sua marca para feiras, tem atuação forte no Instagram, no @harlem_brecho, onde compartilha algumas peças. Uma novidade é que, recentemente, abriu sua primeira loja física. Em parceria com uma amiga que também tem um brechó, alugou um espaço na Cidade Baixa, região onde se concentram empreendimentos do tipo. Fica na Rua General Lima e Silva, 965. Vale conhecer.