Notícias



Fique atento

Golpe do IPVA: criminosos usam sites falsos para enganar motoristas no RS; veja como evitar

Recomendação do governo estadual é o uso dos canais oficias para a liquidação do imposto

11/01/2026 - 08h53min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Carlos Macedo/Agencia RBS
Governo não envia links, boletos ou cobranças do IPVA por mensagens ou e-mails.

Criminosos vêm usando sites falsos para aplicar golpes em contribuintes que tentam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 no Rio Grande do Sul. Fraudes reportadas levaram o governo do Estado a emitir um alerta sobre o tema na sexta-feira (9).

De acordo com o aviso, os golpistas utilizam links fraudulentos, guias falsas e códigos Pix adulterados, que direcionam o pagamento do tributo para contas de pessoas físicas ou de empresas sem vínculo com o governo.

Esses sites falsos costumam aparecer em resultados de buscas na internet e também podem ser enviados por aplicativos de mensagens, induzindo a população ao erro.

No alerta emitido, o governo afirmou que diferentes órgãos já estão trabalhando de forma conjunta para retirar as páginas falsas do ar.

Como pagar o IPVA com segurança

Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), para consultar valores e gerar o QR Code de pagamento de forma segura, a recomendação é utilizar apenas os canais oficiais do governo:

Outro ponto de atenção é o endereço eletrônico da página: os sites oficiais do governo do Rio Grande do Sul utilizam o domínio rs.gov.br. Qualquer variação fora desse padrão deve ser considerada suspeita. 

Além disso, a Sefaz ressalta que o governo não envia links, boletos ou cobranças do IPVA por mensagens ou e-mails.

Por último, antes de confirmar o pagamento, o contribuinte deve conferir se os dados do destinatário estão corretos. Segundo o governo, as informações devem ser as seguintes:

  • Nome: IPVA Sefaz/RS
  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Instituição: Banco do Estado do RS S.A.
  • Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP 90030-080

Se algum desses dados não corresponder, a orientação é não concluir o pagamento.

O que fazer em caso de golpe

Quem for vítima do golpe virtual deve registrar ocorrência em alguma delegacia próxima ou no site da Delegacia Online, para que a Polícia Civil possa adotar as medidas cabíveis. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias