Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: 2026 e 2016

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

23/01/2026 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes

Desde o começo de janeiro, 2016 saiu do limbo e voltou a ser assunto nas redes sociais. Você deve ter visto pessoas e famosos postando fotos suas de dez anos atrás. Uma espécie de antes e depois com uma década no meio. A trend “2026 é o novo 2016” engajou geral, e até o momento em que escrevo a coluna ela continua viva. Mas como tudo na internet nasce, cresce e morre em instantes, corro o risco de já ter desaparecido quando você estiver me lendo. Faz parte, ossos do ofício.

Trend é o jeito moderno de se referir ao Efeito Manada, onde um faz algo e todos copiam. Em inglês, significa tendência. Em internetês, é a modinha da vez. O “bora lá que tá todo mundo fazendo isso e quero entrar na onda”. Entre, fique à vontade. É assim mesmo que funciona. Um comportamento que pega, se repete e multiplica à exaustão, sem muita explicação. No auge da trend, tem os que só observam e a turma do contra (adoro!). Como disse um amigo: “quero olhar é pra 2036”.

Emoções

Resgatar o passado nem sempre é bom. Ou não interessa no momento (o presente pode estar mais legal). Fotos antigas, sejam de álbum físico ou do rolo da câmera, mexem com as emoções. A nostalgia mistura saudade, curiosidade, alegria, melancolia, vergonha. O que acontecia aqui e no mundo há dez anos? Os EUA elegiam Trump pela primeira vez. No Brasil, acontecia o impeachment da Dilma. No cinema, lançavam Procurando Dory. Angelina Jolie e Brad Pitt se separavam.

Eu poderia relembrar mais notícias de 2016, só que isso nem combina com a trend. É pra ser jogo rápido, uma espiadela no passado e pronto. Agora fica a pergunta: na virada pra 2027, o ano de 2017 vai ressurgir? Provavelmente não. As trends fazem a gente repetir uns aos outros, mas elas preferem ser inéditas e novidadeiras. Pra quem gosta de nostalgia, ainda existe o #tbt (respirando com a ajuda de aparelhos). Toda quinta-feira, é só dar um pulinho na sua década favorita.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias