Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: O Agente Secreto

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

30/01/2026 - 05h01min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes

Essa semana fui ver o filme mais falado do momento, e que segue ganhando diversas premiações nos festivais internacionais de cinema. No Oscar, que acontece em 15 de março, as quatro indicações de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Elenco garantem o clima antecipado de Copa do Mundo. Enquanto isso, O Agente Secreto ganha o carnaval com fantasias e blocos inspirados na história criada e dirigida pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Sabe o que mais gostei no filme? A viagem no tempo até a cidade de Recife, Pernambuco, no ano de 1977, onde se passa a maior parte da narrativa. Um trabalho incrível de reconstituição de época: carros, roupas, cabelos, costumes, músicas. O triste período da ditadura é mostrado de um jeito diferente do que no filme Ainda Estou Aqui. Tem violência, corrupção, medos, mortes e desaparecimentos. Mas também tem humor, cor, vida, leveza, folclore nordestino e autenticidade.


Borogodó

Deve ser isso que está encantando os gringos mundo afora. O molho do baiano Wagner Moura e o borogodó dos brasileiros. Nosso jeito de insistir em resgatar a memória dos fatos. A pirraça, como falam no início. É um filme super humano. Quer mais um motivo pra assistir? Dona Sebastiana, interpretada pela maravilhosa (e até então desconhecida) atriz Tânia Maria, 79 anos de puro carisma. Dá vontade de levar ela pra casa. Aliás, todo o elenco foi escolhido a dedo.

“Ah, não gosto de filme sobre política, ainda mais a ditadura”. E quem gosta de barbaridades? Só que a gente deve olhar pro passado pra tentar entender as loucuras do presente. O Agente Secreto é uma aula de brasilidade. Pra quem é nascido e criado aqui no Sul, que bela oportunidade de se aprofundar nesse outro Brasil que é o Nordeste. Seus sotaques, rostos, ritmos. Sem falar que ir ao cinema, e não deixar pra ver tudo no streaming e no sofá, é sempre uma baita experiência.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias