Comemoração
"Ouvindo os fogos": Sophia Maitê é o primeiro bebê a nascer em Porto Alegre em 2026
A menina nasceu às 0h38min, com 3,92 quilos e 52 centímetros, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte

Enquanto muitos ainda celebravam a chegada de um novo ano, Yasmin Vargas da Silveira e Leonardo Quines Duarte também comemoravam a chegada da filha, Sophia Maitê, que se apressou para vir ao mundo logo no início de 2026, às 0h38min. A menina foi o primeiro bebê a nascer em Porto Alegre após a virada.
— (Nasceu) Ouvindo os fogos — conta o pai, 23 anos, que é garçom. — Começa bem o ano assim, não pode terminar mal, né?
Considerada grande, Sophia nasceu com 3,92 quilos e 52 centímetros, de parto normal, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, por uma equipe composta exclusivamente por mulheres. O procedimento seguiu os princípios do parto humanizado adotados pela instituição, com cobertura integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A reportagem de Zero Hora consultou outros hospitais da Capital que também tiveram bebês nascidos neste dia 1º. Nenhum deles tem registros de nascimentos anteriores.
Sophia é a primeira filha do casal, que mora no bairro Rubem Berta. Os pais já sabiam que ela seria o primeiro bebê do ano no hospital, e a equipe havia mencionado a possibilidade de ser o primeiro da Capital – o que não deixou de surpreendê-los e diverti-los quando se concretizou.
Aguardada para o dia 27 de dezembro, a bebê decidiu esperar – e vir de surpresa na noite do Ano-Novo.
— No começo, (o parto) foi um pouquinho difícil, mas depois, com toda a atenção que os médicos deram, foi bem tranquilo, na verdade. Apesar de ser Ano-Novo, porque estaria uma correria. Estava todo mundo bem animado, até com tiarinhas, (risos) — relata a mãe, 20 anos, estudante. — Eu acho que é a melhor forma de começar o Ano-Novo.
Sophia é a primeira neta de Raquel Vargas da Silveira, 39, bombeira civil, que se orgulhava da chegada da bebê no hospital:
— Foi uma surpresa saber que ela estava grávida, porque ela passou mal e foi descobrir depois. E foi uma correria na véspera de Ano-Novo, a gente brinca que é sempre uma correria, mas esse foi mais. Foi bem emocionante o nascimento dela. Vai ser o xodó da casa já. Todo mundo já recebeu foto dela.