Seu Problema é Nosso
Risco de queda assusta moradores da Bela Vista: "Eles somente fariam alguma coisa caso o poste caísse", diz moradora
Após incidentes com veículos e efeitos de chuvas intensas, a estrutura está prestes a cair em rua da zona norte da Capital. CEEE Equatorial já realizou vistoria, mas não fez a troca da estrutura


Residentes do bairro Bela vista, na zona norte de Porto Alegre, estão mobilizados para a troca de um poste que está com a base danificada e pode cair na Rua General Óscar Miranda. A estrutura já sofreu pelo menos três incidentes desde o ano passado. Equipes da CEEE Equatorial, estiveram no local e não deram uma solução definitiva a questão. Segundo os moradores, a principal preocupação é pela segurança de quem circula pelo área, que pode ser atingido a qualquer momento.
Meses atrás, o poste foi danificado em um acidente envolvendo um carro. Foram realizados leves reparos e a estrutura foi amarrada a outro poste menor. Posteriormente, em dezembro, um caminhão estava manobrando na rua e acabou enroscando os fios na traseira do veículo.
Na ocasião, quase houve a queda da estrutura. A Equatorial chegou a ir até o local, mas não fez a troca do poste, que permanece inclinado sobre a rua. Eliana Godoy, que reside na rua, conta que receberam uma resposta inesperada dos funcionários da empresa:
— A Equatorial foi chamada e a manifestação deles, foi de que eles somente fariam alguma coisa caso o poste caísse. Enquanto isso não acontecesse, não tomariam nenhuma providência - comenta.
Dias depois, um temporal com ventos fortes agravou a situação. A chuva provocou um pequeno incêndio na fiação do poste, causando mais transtorno aos moradores. Os fios eram de responsabilidade de operadoras de telefonia e internet. Uma delas, inclusive, apresentou resistência para realizar os reparos justamente porque a estrutura estava danificada.
Preocupação
A região tem alta circulação de pessoas. Há uma praça nas proximidades, que apresenta grande circulação de idosos, e principalmente, de crianças. O receio é que algum acidente ocorra com a queda da estrutura. Não há nenhuma sinalização no local indicando o risco.
— Então a gente tem receio que, em algum momento, possa cair. Apesar de eles terem feito umas amarrações no outro poste para segurar, a gente considera que não é o correto - diz a moradora.
Um mês depois, os moradores têm percebido que diversos postes estão sendo trocados em ruas próximas, mas ainda não há nenhuma previsão para a resolução dessa questão.
Contraponto
/// Em nota a CEEE Equatorial informa que o poste localizado na Rua General Óscar Miranda, no bairro Bela Vista, já foi devidamente vistoriado por uma equipe técnica. O processo de troca foi priorizado e será realizado em breve. A Distribuidora reforça a importância do registro do protocolo de atendimento por meio dos canais oficiais, para que todas as solicitações sejam atendidas com a maior brevidade possível.
*Com supervisão de Émerson Santos