Notícias



"Surpresa"

RS tem virada no tempo, com chuva e queda de granizo; veja vídeo

Em Porto Alegre e Ibirubá, fenômeno ocorreu por poucos minutos sem causar danos, segundo Defesa Civil

02/01/2026 - 20h28min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Mateus Bruxel/Agencia RBS
Fenômeno foi observado em Porto Alegre e em Ibirubá, no Noroeste do Estado.

O Rio Grande do Sul teve virada no tempo nesta sexta-feira (2), e ao menos duas cidades foram surpreendidas por chuva e queda de granizo durante a tarde. O fenômeno foi observado em Porto Alegre e em Ibirubá, no Noroeste do Estado.

Na Capital, moradores dos bairros Guarujá e Ipanema, na zona sul, relataram que a chuva acompanhada de pedras de granizo ocorreu por volta das 16h. O episódio durou cerca de cinco minutos e, conforme a Defesa Civil municipal, não causou prejuízos.

— Foi escurecendo, escurecendo e começou a chover. Logo a seguir começou a chuva de granizo. Foi uma surpresa. Achei legal, só fiquei torcendo para que as pedrinhas ficassem pequenas como ficou para não ter estragos de casas e automóveis — afirmou César Carvalho, 64 anos, morador do bairro Ipanema.

Já em Ibirubá, a cerca de 290 quilômetros de Porto Alegre, a chuva de granizo durou aproximadamente 10 minutos e foi registrada por volta das 15h30min. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, nenhuma ocorrência relacionada a danos foi atendida.

Defesa Civil emite alertas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na tarde desta sexta-feira alertas laranja para instabilidade, com risco de destelhamentos, para diferentes regiões do Estado.

Conforme os avisos, é possível que ocorra chuva forte, rajadas de vento, granizo e raios nas proximidades de Alvorada, na Região Metropolitana, e Barra do Ribeiro, na Região Sul. Também há risco alto para destelhamentos. 

O alerta também se estende à região Oeste, especialmente nas imediações de Nova Esperança do Sul. Nessas três cidades, os avisos seguem ativos até as 18h.

Chuva forte também é prevista para o Centro-Norte do Estado. O aviso segue ativo até as 19h da noite desta sexta-feira.

A orientação das autoridades é para que a população evite áreas de risco durante o período de vigência dos alertas

Últimas Notícias