Notícias



Instabilidade persistente

Após horas na fila, pessoas são orientadas a ir embora por falta de sistema em agência do INSS de Porto Alegre

Panfletos foram distribuídos com passo a passo para realizar serviços online por meio do Meu INSS

04/02/2026 - 14h31min


Zero Hora
Enviar E-mail
Fernanda Axelrud/Agência RBS
Problemas no sistema do INSS prejudicam atendimento e causam filas desde o dia 19 de janeiro.

Na manhã desta quarta (4), as pessoas que aguardavam atendimento na agência da Previdência Social (INSS) da rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Porto Alegre, foram orientadas a voltar para casa. Por conta da falha no sistema de biometria facial, servidores distribuíram panfletos com um passo a passo para emissão de serviços por conta própria, aconselhando que o tentassem mais tarde pela internet. 

O sistema caiu por volta das 8h30min, momento em que havia grande número de pessoas aguardando atendimento. A orientação de sair da fila veio após beneficiários permanecerem cerca de três horas na fila, perto das 10h. A mesma situação aconteceu na terça (3), quando a biometria voltou a funcionar por volta das 16h, segundo o superintendente do INSS na região Sul, Alberto Alegre. 

A maioria dos que esperavam na fila eram idosos, com muitos tentando por mais de uma vez o desbloqueio de benefício para empréstimo consignado.

— É a quarta vez que eu venho aqui. Isso é um desrespeito com a pessoa — desabafa o aposentado Delmiro Souza, 68. 

Falha no sistema

Os problemas começaram em 19 de janeiro. Beneficiários relataram dificuldades para acessar o serviço digital do órgão, o aplicativo Meu INSS, provocando filas extensas nas agências. Os transtornos seguiram pelo menos até 26 de janeiro, às vésperas da interrupção para mudança no sistema.

Sem o sistema, não é possível realizar atendimentos que dependem de biometria facial, como o desbloqueio de crédito consignado. Outros serviços, como emissão de senha Gov ou de extratos podem ser feitos mesmo com parte do sistema fora do ar.

Manutenção

O serviço digital do INSS saiu do ar às 19h de 27 de janeiro e permaneceu indisponível até o dia 31 em razão de uma manutenção em todos os sistemas de informática previdenciários. O trabalho foi programado previamente pela Dataprev, empresa que administra todos os sistemas utilizados pelo INSS e foi comunicado com antecedência pelo órgão.

*Produção: Fernanda Axelrud 

Últimas Notícias