Onda de calor
De quase 40ºC a chance de temporais: tempo começa a virar no RS nesta sexta-feira
Embora algumas regiões já observem chuva, Climatempo aponta que os termômetros seguem muito elevados

A sexta‑feira (6) será marcada novamente por calor intenso em todo o Rio Grande do Sul, mas o alívio já começa a se desenhar no horizonte. Mesmo com a previsão de temperatura à beira dos 40ºC, os primeiros sinais de virada no tempo, inclusive com possibilidade de temporais, surgem a partir do Sul.
A Climatempo aponta que os termômetros seguem muito elevados. Nesta quinta-feira (5), São Luiz Gonzaga, nas Missões, teve uma das maiores máximas do dia no RS, com 37,6ºC. A projeção é de que a temperatura alcance os 39ºC na sexta.
Mas as condições em algumas regiões começam a mudar entre a tarde e a noite, com a aproximação de uma nova frente fria. Inicialmente, Sul e Campanha devem registrar chuva forte, com risco de ventania e eventual queda de granizo. Já nas demais faixas, há chance de pancadas pontuais e fracas.
Previsão para o fim de semana
A frente fria avança e provoca uma alteração mais ampla no sábado (7), quando a chuva se espalha e ganha força pelo Estado, especialmente sobre a Metade Norte.
A partir disso, a combinação de aumento da nebulosidade, chuva e a entrada de vento fresco trazido pela frente fria provocará a queda de temperatura e aliviará bastante o calorão.
A tendência é de que, no domingo (8), a instabilidade fique concentrada na metade norte gaúcha a partir do fim da onda de calor. Na Campanha e no Extremo Sul, o tempo volta a melhorar e a temperatura fica mais agradável.
Confira como fica o tempo na sua região nesta sexta-feira (6)
Região Metropolitana
Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Em Porto Alegre, a mínima será de 21ºC, e a máxima, de 36ºC.
Serra
Sol com algumas nuvens durante o dia. Em Caxias do Sul, os termômetros variam entre 18ºC e 31ºC.
Campanha
Sexta-feira de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. À noite, ocorre temporal. Em Bagé, as marcas variam entre 21ºC e 29ºC.
Fronteira Oeste
Previsão de sol com períodos de céu nublado. Em Uruguaiana, as marcas ficam entre 25ºC e 37ºC.
Sul
Aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. À noite, temporal. Em Pelotas, os termômetros ficam entre 21ºC e 29ºC.
Litoral Norte
Sol com nevoeiro de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Capão da Canoa, a mínima será de 20ºC, e a máxima, de 31ºC.
Centro
Dia de sol com nevoeiro ao amanhecer. Em Santa Maria, mínima de 19ºC e máxima de 35ºC.
Norte
Céu ensolarado com nevoeiro ao amanhecer. Em Passo Fundo, a mínima é de 19ºC, e a máxima, de 32ºC.
Noroeste
Sexta-feira de sol com aumento de nuvens à tarde. Em Santa Rosa, mínima de 23ºC e máxima de 37ºC.
Produção: Carolina Dill