Coluna da Maga
Magali Moraes: oi e tchau, fevereiro
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho


Alguma dúvida de que fevereiro vai passar voando? Bem-vindo, moço. E tchauzinho logo mais. Depois dos 90 dias de janeiro (foi a sensação), esse mês que é mais curto por natureza ainda dá a largada com feriado. Hoje é dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira de Porto Alegre, que ganha procissão aqui e em diversas cidades do RS. Iemanjá também é homenageada com muitas oferendas. E assim, a semana oficialmente começa na terça-feira: a alegria dos brasileiros.
Enquanto os viventes se recuperam do Planeta Atlântida que aconteceu no último fíndi no litoral gaúcho, a maioria das pessoas se prepara pro Carnaval que chega daqui a pouco: viagens, confetes e serpentinas, bloquinhos de rua em ação. E os coelhos pulando? Juro que já vi enfeites de Páscoa numa vitrine. Mas calma lá, que também tem volta às aulas. Fevereiro marca o fim da moleza da gurizada e a dor no bolso dos pais com material escolar. Boa sorte e paciência pras profes nesse reinício.
Fartura
Como pode caber tanta coisa em 28 dias? Pausa pra respirar fundo. É muito assunto pra lidar. A turma que está de férias administra melhor essa fartura de programação. Pra quem segue trabalhando, dificulta se concentrar. Penso no Carnaval e já me imagino deitada na rede. Descansar é a minha fantasia favorita, sem glitter que é pra ter menos o que limpar. Falando em fartura, 2026 é o ano dos feriados. Tomara que mais pessoas tenham a chance de aproveitar bons momentos.
Fevereiro é um combo de emoções. Mistura feriados, folia, sol, areia escaldante, concreto que frita, praia e piscina. Traz a urgência de curtir um verão que em breve termina. É palco dos reencontros no ambiente escolar. Marca o começo oficial do ano (pelo menos, a gente usa essa desculpa). Por outro lado, é mais do mesmo. É dia a dia, rotina, compromissos e desafios. Depende de como a gente encara. Só não esquece de cuidar de você no meio de tudo isso.