Notícias



Entrevilas

Música, literatura e futuro: CooperCultura inaugura nova fase em São Leopoldo

Há 10 anos a cooperativa realiza diversas atividades relacionadas à literatura e a cultura, em São Leopoldo

20/02/2026 - 08h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Coopercultura/Divulgação
Espaço está reformado e com novidades

Hoje, o destaque do EntreVilas fica na Região Metropolitana. A CooperCultura, atua há mais de uma década levando música, literatura e muita arte para a gurizada da periferia de São Leopoldo. O espaço nasceu lá em 2011, ainda como uma oficina na Vila Paim, e virou cooperativa em 2016. 

De lá pra cá, o projeto cresceu, se fortaleceu e segue abrindo portas para jovens que buscam novas perspectivas por meio da cultura. Quem conta isso é o José Leopoldo, um dos idealizadores do projeto e atual presidente da cooperativa que promete um ano repleto de ações especiais:

– É muito importante ter conseguido chegar a 10 anos. Vai ser um ano inteiro de atividades.

Dificuldades

A CooperCultura funciona principalmente com doações, mas nem sempre isso é suficiente para manter tudo de pé. Em 2024, o espaço no bairro Vicentina foi atingido pela enchente, o que deixou tudo mais difícil. Mesmo assim, a comunidade não deixou o projeto parar. 

Em setembro do ano passado, durante a reforma, o grupo procurou o Diário Gaúcho para pedir apoio. Cinco meses depois, o resultado já aparece: o espaço foi totalmente renovado, e a biblioteca está de cara nova. Nesta semana, inclusive, um casal de apoiadores doou 50 livros. Segundo Leopoldo, com a ajuda de um grupo parceiro, foi possível realizar a reforma completa na biblioteca.



– A gente teve ajuda de um grupo de jovens, que tem trabalho social e sempre participou aqui das nossas festas. Eles fizeram um evento no teatro de São Leopoldo no final do ano e reverteram os valores dos ingressos para nós – conta.

Com o dinheiro foi possível realizar a compra de materiais para pintar e construir nova mobília para o espaço.

– Com esse valor, compramos material, fizemos prateleiras, pintamos tudo e montamos os balcões para as crianças sentarem e lerem. Reestruturamos toda a biblioteca – conta.

Coopercultura/Divulgação
Graças a ajuda de parceiros, a biblioteca pôde ser totalmente reformada

Parceria com a UFRGS

A partir desse semestre, a cooperativa vai realizar uma parceria com o curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um projeto de extensão vai auxiliar nas aulas de violino, visando também um melhor desenvolvimento para os alunos. Nesse primeiro momento, serão 10 vagas para as atividades.

– É uma coisa bem importante, e a gente espera que tenha um impacto muito grande na nossa própria cooperativa – o presidente do projeto conta com entusiasmo e complementa:

– A ideia é preparar essa juventude para que eles possam acessar o curso de música da Universidade Federal. Além das tradicionais provas do vestibular, para o curso de música existem avaliações específicas com os instrumentos.


André Ávila/Agencia RBS
A cooperativa estava buscando uma nova reforma após as enchentes

Dez anos celebrando a cultura

Em 2026, a cooperativa completa 10 anos de atuação e a equipe pretende realizar diversas atividades especiais. A reinauguração oficial será amanhã e marca também o início das comemorações. No espaço vai rolar um sarau literário com escritores e poetas da cidade. 

Além disso, atrações musicais como o trio Aqui Jazz, que são jovens estudantes do curso de música da UFRGS, um tributo à Lupicínio Rodrigues e, claro, as crianças da CooperCultura farão apresentações. As aulas de violino em parceria com a UFRGS também são parte das festividades.


Serviço

/// O espaço da cooperativa fica na Rua Renascer, 120, no bairro Vicentina, em São Leopoldo.

/// São aceitos jovens de 12 a 20 anos de idade.

/// A festa de reinauguração acontece amanhã às 15h.

/// Para encaminhar doações, entre em contato com José Leopoldo via Whatsapp, através do número (51) 99258-7818.


*Colaborou: Gabriel Vieira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias