Seu Problema é Nosso
Obras inacabadas pelo bairro Sarandi preocupam moradores
Dmae não concluiu reparos e moradores relatam água parada, mau cheiro e dificuldade de circulação após meses do início dos trabalhos


Pelo menos três buracos abertos desde novembro atrapalham o dia a dia de quem reside na Rua Luiz de Campos, no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou obras de reparos na região no mês de novembro, porém não finalizou o trabalho.
Moradores procuraram o poder público para tentar solucionar essa questão que prejudica quem circula e vive por ali. Clotilde Portinho, 70 anos, procurou o Diário Gaúcho em busca de auxílio para solucionar esse problema. Há um buraco grande e dois menores nas calçadas em frente às residências da rua. A causa das obras foi o entupimento de uma fossa entre a rua e o pátio de uma vizinha:
– Eles abriram ali na rua e no pátio dela. No pátio dela, ela tem que arrumar, mas na rua é o Dmae. Só que eles não vêm arrumar – A aposentada ainda conta da dificuldade para conseguir uma resolução:
– A gente liga, eles dizem que está programado pra tal dia, só que eles não aparecem, né?
Prestes a completar três meses, as aberturas começam a acumular outros problemas. O mato está alto, o cheiro está forte e os vizinhos se preocupam também com a dengue, por conta de haver pontos com a água parada.
– Tem o cheiro ruim e tem o mosquito da dengue, porque o esgoto está rolando a céu aberto por ali – a aposentada relata com preocupação.
Além dela, outros vizinhos chegaram a registrar reclamação. O vizinho da frente já foi à subprefeitura quatro vezes, mas mesmo assim não conseguiu retorno. Uma outra moradora registrou protocolo junto ao departamento e recebeu a informação de que os reparos seriam concluídos até o dia 27 de janeiro, o que não ocorreu.

Dificuldades
Clotilde comenta que por conta das crateras estarem abertas, um dos vizinhos enfrenta dificuldades para guardar seu carro na garagem. Além das dificuldades de circulação, moradores temem focos de dengue por conta da água parada nas aberturas.
Além dessa questão, a moradora comenta de outra obra que o Dmae iniciou mas ainda não finalizou. No ano passado, foi feita a troca de praticamente toda a encanação da região, para prevenir alagamentos. Parte das ruas e calçadas foi aberta e teve sua estrutura subterrânea trocada. As calçadas foram fechadas, porém, pedaços de tubos permaneceram para fora e sem ligação.
– Depois que passou a enchente, eles abriram e colocaram esses canos, só que não fizeram nada até agora e já tem um ano quase – complementa.
O Dmae confirma a finalização das obras
/// O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que a manutenção da rede de drenagem urbana na Rua Luiz de Campos, solicitada pela população, será concluída dentro do prazo estipulado pelo Sistema 156. A previsão é de que o serviço seja executado hoje.
/// Já a existência de novos ramais de abastecimento de água na via, percebidos como canos azuis ou junto aos portões das residências e comércios, é decorrente da obra de substituição da rede em todo o bairro. A primeira fase das intervenções será concluída no primeiro semestre de 2026, enquanto a segunda se estenderá ao longo do próximo ano.
*Com orientação e supervisão de Lis Aline Silveira