Entre mergulhos e pedaladas
Para driblar o calor, piscinas públicas viram opção para se refrescar em Porto Alegre
Educadores da Casa de Nazaré – Centro de Apoio ao Menor levaram um grupo de adolescentes para aproveitar a água na Zona Sul nesta manhã


A onda de calor que predomina no Rio Grande do Sul fez os termômetros marcarem 30ºC em Porto Alegre antes mesmo das 12h desta quinta-feira (5). Nas ruas, o sol forte e a falta de vento tornavam a sensação térmica ainda mais elevada.
Quem fica na Capital busca driblar as altas temperaturas. Uma das alternativas são as piscinas públicas, que ficam em cinco centros comunitários. De terça a sexta, os espaços abrem também durante a manhã para agendamentos de instituições (confira o serviço abaixo).
No Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Zona Sul, uma média de 80 a 100 pessoas procura o serviço. Nesta manhã, os educadores da Casa de Nazaré – Centro de Apoio ao Menor levaram um grupo de adolescentes para aproveitar a água.
— Nós já viemos aqui praticamente há mais de 20 anos, e eles querem vir sempre, eles não faltam. Além da nossa instituição, vêm outras instituições, e aí acaba havendo uma socialização, um agrupamento deles fazendo as atividades e, além de tudo, se refrescando na água, espantando o calor — explica o professor de teatro Danrlei Nunes.
Por outro lado, alguns poucos corajosos circulavam pela orla do Guaíba para fazer exercícios físicos. Roupas leves e bastante água acompanhavam quem passava pelo trecho.

É o caso dos amigos Nicolas Borba e Gustavo Cesar, ambos com 23 anos, que, mesmo com o calor, resolveram pedalar na orla no final da manhã. Um pouco antes das 12h, eles haviam feito uma pausa para tomar água na sombra.
— A sensação na hora em que saímos foi de arrependimento, mas depois, no meio do caminho, é sensacional. É um momento que serve para espairecer, descansar a mente, um exercício faz bem — avalia o servidor Gustavo, que admite que sentiu a diferença com a elevação da temperatura. — Ultimamente, a temperatura aumentou bastante, então é bem notável esse calor, a sensação é como um bafo quente, é terrível.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor persiste pelo menos até sábado (7). O período mais crítico ocorre entre esta quinta e sexta-feira, quando as máximas devem alcançar os valores mais elevados em praticamente todo o Estado.
A partir da sexta-feira à tarde, começam a surgir os primeiros sinais de mudança no padrão atmosférico. O avanço de uma frente fria pelo sul do continente enfraquece gradualmente o bloqueio, permitindo alterações no tempo. Esse processo, no entanto, é progressivo.
Endereço das piscinas
- Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima): Rua São Nicolau, esquina Camoati, bairro Passo d'Areia
- Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor): Rua Irene Capone Santiago, 290, bairro Jardim Floresta
- Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam): Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
- Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi): Rua Papa Pio XXII, 350, Vila Ingá
- Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores): Rua Economista Nilo Wulff, s/n, bairro Restinga
Serviços
- Banho livre, aberto à comunidade
- Natação e hidroginástica, promovendo condicionamento físico e socialização
- Oficinas de cuidados com a saúde e de regras de convivência na piscina, com foco em bem-estar, segurança e respeito coletivo
- Agendamento para uso do espaço por entidades e grupos comunitários, fortalecendo ações coletivas
Horário de funcionamento
- De terça à sexta, durante a manhã (agendamentos) e à tarde (banhos livres).
- Finais de semana durante a tarde
Confecção da carteirinha
O interessado deve comparecer a qualquer uma das unidades com documento com foto, foto e comprovante de residência. A confecção da carteira de acesso inclui a participação na oficina de cuidados com a saúde e nas regras de convivência na piscina. Após a emissão, o participante poderá usufruir de todas as atividades oferecidas nos centros comunitários.