Notícias



Mau tempo

Postes caídos, ponte interditada e falta de luz: chuva gera transtornos em São Leopoldo

Ponte da Avenida Mauá, que serve de acesso ao município e liga outros bairros da cidade, ficou cerca de duas horas bloqueada

18/02/2026 - 11h14min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Juliano Palinha/Arquivo pessoal
Postes caíram sobre a ponte da Avenida Mauá, em São Leopoldo.

A forte chuva que atingiu São Leopoldo, no Vale do Sinos, na tarde desta terça-feira (17) deixou estragos pela cidade.

A ponte da Avenida Mauá, que serve de acesso ao município e liga outros bairros da cidade, foi um dos pontos mais atingidos. Sete postes de luz que costeiam a estrutura caíram em razão das rajadas de vento. 

De forma preventiva em razão da fiação caída, a Guarda Civil Municipal realizou a interdição total da ponte para a realização do conserto dos postes. O bloqueio durou cerca de duas horas.

Além desses transtornos, a prefeitura afirmou que diversas ocorrências foram registradas "especialmente relacionadas à queda de árvores e obstrução de vias"

Uma dessas ocorrências foi registrada na Rua Brasil, no bairro Centro, onde uma árvore de grande porte caiu sobre o carro de um comerciante da região. Ninguém ficou ferido.

Marcia Valentim/Arquivo pessoal
Árvore caiu na Rua Brasil, no centro de São Leopoldo.

O mau tempo também gerou a falta de energia elétrica nos bairros Centro e Vicentina, incluindo nas casas de bombas João Corrêa e Centro.

A CPFL RGE afirmou que os postes que caíram não pertencem à rede elétrica da empresa, no entanto, destacou que equipes estão realizando os reparos necessários na cidade. "O fornecimento será normalizado assim que os serviços forem concluídos", disse a empresa em nota (veja a íntegra abaixo).

Outras cidades

Em Sapiranga, a drenagem pluvial da cidade ficou sobrecarregada após cerca de 40 minutos de chuva na tarde desta terça-feira. O alto volume, estimado em 62 milímetros, acarretou em alagamentos nos bairros Centro, Centenário, Sete de Setembro e Amaral Ribeiro. 

Conforme a prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal fizeram uso de motobombas para o escoamento da água.

"A prefeitura segue realizando investimentos contínuos em obras de drenagem e macrodrenagem, que já somam mais de R$ 8 milhões, especialmente em pontos críticos da cidade, além de manter um trabalho permanente de limpeza e manutenção da rede pluvial", frisou a prefeitura em nota.

Já em Novo Hamburgo, a Defesa Civil Municipal registrou destelhamento de uma residência na Rua Santa Bárbara, no bairro Vila Nova, além da queda de árvores na Rua Heller, no Centro.

Ainda no Vale do Sinos, a cidade de Nova Hartz teve alagamentos nos bairros Centro e Campo Vicente. A água chegou a invadir parcialmente duas residências na Rua São João, mas logo foi escoada.

Em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, moradores relataram alagamentos em diferentes localidades da cidade, inclusive no pórtico de acesso ao município.

Nota da CPFL RGE

"A CPFL RGE informa que os postes caídos não pertencem à rede elétrica da empresa. No momento, equipes trabalham em casos de falta de energia causados pelos fortes ventos e chuva que atingiram a região. O fornecimento será normalizado assim que os serviços forem concluídos.

A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a CPFL RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.

A CPFL RGE orienta que os clientes que estiverem com falta de energia elétrica façam contato pelos canais de atendimento da distribuidora:

SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.

WhatsApp: (51) 9 9955.0002

Site: www.rge-rs.com.br

App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)

Call Center: 0800 970 0900."

Últimas Notícias