Padroeira da cidade
Procissão de Navegantes reúne milhares de fiéis em Porto Alegre
Fiéis partiram da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, no início da manhã desta segunda-feira
A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes reuniu milhares de fiéis em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (2). O evento teve início às 7h, com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, na Zona Norte.
Fiéis percorreram aproximadamente 10 quilômetros guiados pela imagem da santa. O trajeto levou aproximadamente duas horas e 30 minutos de caminhada para ser completo.
A missa da chegada iniciou por volta das 11h, sendo celebrada pelo arcebispo dom Jaime Cardeal Spengler. Durante a celebração, foi feita a acolhida da imagem e a coroação de Nossa Senhora com o Menino Jesus.
Conforme o padre Carlos Feeburg, pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, a programação conta com uma missa a cada duas horas. A última está prevista para as 19h, seguida da entronização da imagem.
Segundo estimativa da Brigada Militar, aproximadamente 45 mil pessoas participaram da procissão em Porto Alegre.
Fé
Andressa Eloir Borges Machado, 26 anos, foi uma das fiéis que compareceu ao evento. Ela chegou antes das 7h para acompanhar a missa acompanhada do filho Bernardo, um bebê de um mês. É a segunda vez que ela participa da procissão, mas neste ano o motivo era especial.
— Eu fiz uma promessa para o meu filho. Pedi que minha gestação fosse tranquila e desse tudo certo quando eu fosse ganhar ele. Ela atendeu e hoje eu tô aqui — explica a trabalhadora de serviços gerais.

Repetindo uma tradição de oito anos, Eva Celoir Viegas Mattos, 62 anos, veio de Guaíba, na Região Metropolitana, para acompanhar a missa e a procissão.
— Eu venho agradecer pela vida da minha filha. Há oito anos, no dia 2 de fevereiro, ela estava hospitalizada e acordou bem. Desde então, eu venho agradecer porque ficou todo mundo bem — conta a aposentada.
A filha de Eva, Simone Viegas Mattos, 33 anos, teve uma complicação rara e grave no parto, a síndrome de HELLP. Simone e as filhas gêmeas, hoje com oito anos, estão saudáveis.

Estreante na procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, Eduarda Muller, 24 anos, veio agradecer pela vida do filho que nasceu prematuro de 28 semanas. Valentin, oito meses, acompanha a mãe vestido de anjo.
— Eu prometi que se a Nossa Senhora dos Navegantes trouxesse o meu filho com saúde, eu iria vir — afirma a professora.
Mudanças no trânsito
Devido ao elevado número de pessoas mobilizadas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) montou um esquema especial de trânsito.
A partir das 7h:
- Tapumes instalados no acesso à ponte do Guaíba pela Avenida Sertório.
- O acesso à travessia deverá ser realizado pela Avenida Farrapos, Avenida Cairú, Rua Voluntários da Pátria e Avenida Castelo Branco.
A partir das 7h50min:
- A Avenida Mauá será bloqueada entre as ruas Vigário José Inácio e da Conceição.
- Nesse período, o tráfego da Avenida Castelo Branco será desviado no topo da elevada, em direção ao túnel. O acesso à Estação Rodoviária será mantido.
- Também haverá bloqueio na Avenida Castelo Branco, sentido centro/bairro, e entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório.
Após a procissão:
- A Avenida Sertório, no trecho entre a Avenida Presidente Roosevelt e a Rua Voluntários da Pátria, permanecerá bloqueada.
- A medida é necessária devido às celebrações nas imediações da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.
Rotas alternativas
A EPTC comunicou quais são as melhores rotas alternativas para os motoristas que desejarem acessar Porto Alegre em direção ao Centro Histórico e para os que pretendem sair da cidade.
Para entrar na cidade:
- A orientação é seguir pela BR-116, acessar a Avenida Farrapos até o seu final, virar à direita e subir o túnel.
- Outra opção é continuar pela Avenida Farrapos e depois acessar a Rua Alberto Bins.
Para sair da cidade:
- A melhor opção é utilizar a Avenida Farrapos e a BR-116.
Transporte público
Em feriados, as linhas de transporte público operam com os horários de domingo. Mas, para suprir a demanda relacionada às celebrações religiosas, serão disponibilizadas diversas opções especiais, tanto de trajeto quanto de escala.
O feriado é dia de passe livre, ou seja, com a passagem gratuita.