Papo Reto
Manoel Soares: "A Conversa"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados


Em meus últimos dias em Nova York fiz uma tour pelo Harlem, um dos bairro mais importantes quando falamos pela luta pelos direitos das pessoas em situação de pobreza e fragilidade no mundo. Nesse bairro viveu Malcom X e Martin Luther King Jr., entre outros nomes que entraram para história mundial dos direitos civis. Foi neste bairro que eu tirei essa foro que é uma das mais importantes da minha viagem. Essa foto é a foto de um momento que toda família negra americana vive, é quando os pais chamam o filho para A Conversa.
Geralmente, é quando a criança tem entre 12 e 15 anos. Os pais têm que explicar que, como negra, essa criança precisa entender que vai ser vista de maneira diferente pela sociedade. Inclusive, nessa conversa eles dizem como a criança deve agir em caso de abordagem da polícia.
Os pais explicam pontos que a criança deve saber de cor: 1) Não precisa responder a nenhuma pergunta dos policiais. 2) Tem que perguntar se está sendo presa. 3) Tem que saber que, se detida, não deve falar nada e pedir um advogado. 4) Dizer que não autoriza ser tocada se não estiver detida. 5) Decorar o número de identificação da viatura e o distintivo do policial.
Claro que esses cinco pontos não se aplicam à realidade brasileira, pois temos leis diferentes quando falamos de abordagens policiais e comportamento público, mas quem é negro e está lendo esse texto sabe que teve essa conversa com os filhos em algum momento. Talvez não com tanta cerimônia, mas as orientações aconteceram. O ideal era não termos essa conversa com nossos filhos, mas às vezes pode salvar a vida deles.