Papo Reto
Manoel Soares: "Bom demais é ruim"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados


O que diferencia o remédio do veneno é a dose. A capacidade de estabelecer limites e quantidades é o que chamamos de equilíbrio. Tudo em excesso é prejudicial, não existe nada de que possamos abusar de forma indiscriminada. Amar demais não é saudável, odiar demais não é saudável, persistência demais não significa vitória, descanso demais não é conforto, trabalho demais não é virtude. Tudo o que nos faz bem é perigoso. Por mais que pareça estranho, isso é uma verdade inconveniente com que eu estou tendo de lidar.
Quando digo que até o amor em excesso é prejudicial, não é forma de expressão. Pensem comigo: o que gera bem-estar e alivia nossas dores e tristezas pode também correr o risco de nos viciar. Por exemplo, se estar perto de uma pessoa que amamos nos faz bem, isso pode em breve ser um problema, pois todas as vezes que algo nos deixar tristes, naturalmente aquela pessoa que nos faz bem virá à mente. A questão é que se essa pessoa não estiver disponível ou disposta a nos fazer o bem que sabemos que ela pode fazer, vamos ver o direito dela de não nos atender como uma ofensa pessoal.
Permita-se sentir saudade
O bem que alguém que amamos nos faz nos “obriga” a escravizá-la ao exercício de nosso bem-estar. Isso não é justo com a pessoa, apesar de ser bom para nós. No fim, a pessoa se arrepende de ser tão boa para nós por conta da nossa incapacidade de estabelecer um equilíbrio. Precisamos deixar espaço livre para que a dúvida e a ausência de certeza possam transitar.
Quando estamos completos com tudo que amamos, acreditamos e confiamos, não sobra espaço para evolução e mudanças. Hoje, quando encontro algo que gosto muito e me faz bem, eu estabeleço um limite disso em minha vida, pois se não fizer isso, em pouco tempo o amor vira ódio, a fé vira decepção, a alegria vira tristeza e por aí vai. A ausência valoriza a presença, então se permita sentir saudade das coisas que te fazem bem. Para isso, elas precisam não estar com você às vezes.