Seu Problema é Nosso
Cano quebrado causa desperdício de água e baixa pressão no bairro Nonoai
Vazamento já dura quase dois meses e dificulta circulação na rua; Dmae foi acionado, mas não realizou o conserto


Um vazamento de água tem incomodado moradores da Rua Nossa Senhora da Saúde, no bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre. Mesmo com as reclamações sendo registradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o problema persiste há quase dois meses.
Segundo os relatos, pelo aspecto limpo e sem a presença de odor, a água é tratada. O vazamento está afetando o abastecimento das torneiras.
– Quebrou um cano na rua e começou a jorrar água tratada para fora, 24 horas por dia. Isso diminui a pressão na torneira dos vizinhos à volta, como no meu caso – explica Renato Bueno, que mora na rua. O aposentado complementa:
– Entramos em contato com o Dmae, fizemos um protocolo, dois, três... O Dmae comparece, coloca um cavalete e vai embora.
Solução
A rua é uma lomba, então a água que foge do encanamento escorre para a parte de baixo. Para tentar amenizar o problema, os moradores improvisaram uma alternativa:
– Agora, a solução que nós achamos foi escavar parte da calçada e fazer um caminho para levar a água para uma rede fluvial.
A abertura está em frente a uma residência e a moradora está enfrentando dificuldades para acessar a sua casa.
– Cada vez que a moradora vai chegar ou vai sair, tem que pular aquele buraco, porque a pressão d’água constante abriu um buraco na volta. Isso desestrutura a vida da pessoa. A pessoa não tem liberdade de passar na calçada direito – desabafa Renato.
O que diz o Dmae
/// Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que o conserto da rede de abastecimento de água da Rua Nossa Senhora da Saúde, no bairro Nonoai, será realizado até a tarde de hoje.
*Com orientação e supervisão de Émerson Santos