Transtornos
Temporal provoca alagamentos, falta de luz e altera horários de voos em Porto Alegre
Grande acumulado de chuva foi registrado nesta segunda; previsão é de mais precipitação no RS durante a semana




A chuva que atingiu Porto Alegre e a Região Metropolitana nesta segunda-feira (27) causou alagamentos, queda de árvores, alterações no trânsito e falta de luz. Além disso, horários de voos no Aeroporto Salgado Filho precisaram ser alterados.
Na Zona Norte, o Arroio Sarandi chegou a transbordar, mas a água recuou pouco tempo depois. Avenidas como Farrapos, São Pedro e Érico Veríssimo registraram grande acúmulo de água (veja vídeo acima).
Na Região Metropolitana, cidades como Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão também registraram transtornos. A previsão para todo o Estado aponta para acumulados superiores a 100mm entre esta segunda e domingo (2).
Voos atrasados
O Aeroporto Salgado Filho suspendeu pousos e decolagens por cerca de 40 minutos nesta segunda-feira (27) devido ao temporal.
A alta incidência de raios no entorno do terminal afetou as operações das 17h16min até as 17h57min. De acordo com a Fraport Brasil, empresa responsável pela administração do aeroporto da Capital, nesse período, foram registrados atrasos em quatro pousos e sete decolagens. Além disso, um voo precisou ser alternado para Curitiba. Não houve cancelamentos.
O Observatório de Taquara registrou 177 raios durante a chegada do temporal na Capital, por volta das 17h.
Em razão do período de instabilidade previsto para as próximas horas, o aeroporto afirmou que pode registrar episódios de suspensão das operações na noite desta segunda e na manhã de terça-feira (28). Passageiros devem consultar o painel de voo e contatar as companhias aéreas em caso de dúvidas.
Mais de 2 mil sem luz na Capital
Em Porto Alegre, cerca de 2,2 mil pontos estavam sem luz até as 21h desta segunda. No Rio Grande do Sul, mais de 27 mil pontos registram falta energia. Segundo a CEEE Equatorial, a maioria dos pontos está localizada na Região Metropolitana.
"A CEEE Equatorial informa que as condições climáticas que atingem Porto Alegre nesta segunda-feira (27) estão causando ocorrências no fornecimento de energia. As equipes atuam em campo para restabelecer o serviço com a maior brevidade possível, sempre priorizando a segurança dos profissionais envolvidos na operação e da população", informou a empresa em nota.
Região Metropolitana
- Canoas: segundo a Defesa Civil Municipal, choveu cerca de 30mm em apenas 40 minutos. A precipitação gerou alagamentos em bairros como Mathias Velho, Olaria, Fátima, Guajuviras, Centro e Harmonia. Até o momento, não houve outras ocorrências registradas
- Cachoeirinha: os bairros Nair, Navegantes, Parque da Matriz, Interior 1 e Vila Márcia são os que mais registraram chamados junto à Defesa Civil. Duas árvores caíram no Parque da Matriz. Há pessoas que solicitaram lonas
- Gravataí: a chuva deixou pontos de alagamentos na entrada da Morada do Vale III, na RS-020 sentido Cachoeirinha. Uma árvore caiu sobre um poste na Rua João Maria, trancando a passagem dos moradores, segundo a prefeitura
- Viamão: a prefeitura informou que houve um chamado na Rua Neida Marcial, no bairro Santa Isabel, onde foi registrada entrada de água da chuva em residências e um destelhamento
Guaíba em alerta e sem descartar inundação
O Guaíba, em Porto Alegre, pode apresentar mudanças nos próximos dias. Um boletim hidrológico emitido no fim da manhã pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostra a possibilidade de o Guaíba ultrapassar a cota de inundação a partir de 3 de agosto.
A possibilidade de inundação no centro de Porto Alegre aparece em apenas um dos quatro cenários meteorológicos considerados pelo boletim. Nos outros três, o Guaíba não chegaria à cota de alerta – ou seja, ficaria abaixo também da cota de inundação no centro da Capital.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, no entanto, reforça que não vê possibilidade de o Guaíba alcançar a cota de inundação. A informação foi apresentada durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27).
Previsão para terça-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Rio Grande do Sul sob alerta de "grande perigo" nesta terça-feira (28) devido à previsão de chuva superior a 100 milímetros para o dia. O volume expressivo traz risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
O cenário é agravado pela continuidade da chuva ao longo da semana. Até domingo (2), os acumulados devem ultrapassar 200mm em diversas regiões, volume que já pressiona os mananciais gaúchos e coloca pelo menos sete rios em alerta de inundação: Ibicuí, Ibirapuitã, Santa Maria, Quaraí, Jacuí, Caí e Sinos.