Tudo de novo
Após chuvarada e estragos no Sul, temporais avançam por todo RS; veja como serão os próximos dias
Rio Jaguarão, em Jaguarão, já ultrapassou a cota de inundação; algumas cidades registraram cerca de 150 mm de chuva em 24 horas


Depois de acumular 150 milímetros em municípios do Sul nas últimas 24 horas e provocar o transbordamento do Rio Jaguarão, a chuva segue avançando pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (19), com risco de tempestades. A maior atenção, porém, está na virada para quinta-feira (20), quando deve se formar um ciclone extratropical.
Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta amarelo, de "perigo potencial", para todo o Estado. Na Metade Sul, o avanço da frente fria não afasta totalmente a possibilidade de chuva.
— A gente ainda tem combustível para formar nuvens carregadas, então a quarta-feira será de tempo bastante instável no Rio Grande do Sul — explica Vitor Takao, meteorologista da Climatempo.
Leia nesta reportagem
- Onde o risco de temporais é maior?
- Quanto já choveu e o risco de inundação
- Estragos registrados no RS
- Perigo maior é na quinta-feira
- Veja a previsão do tempo para sua região nesta quarta (19)
Onde o risco de temporais é maior?
Entre a Metade Norte, Centro, Região Metropolitana e Serra, a chuva pode chegar a 40 milímetros, acompanhada de temporais, granizo e rajadas de vento de até 70 km/h.
A instabilidade nessas áreas é reforçada pelo transporte de umidade vindo da Amazônia.
— Essas regiões podem contar com episódios de chuva mais intensos e aquele pacote completo, com raios e descargas elétricas — ressalta o meteorologista. (Leia abaixo a previsão do tempo por região)
Quanto já choveu e o risco de inundação
Os temporais na metade sul do Estado provocaram acumulados expressivos de chuva e ventos fortes entre a segunda (17) e a tarde de terça-feira (18), segundo dados do Inmet, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Defesa Civil estadual.
Em algumas cidades da Campanha e do Sul, os acumulados entre o dia 1º e a manhã desta terça (18) superaram a média de chuva para o mês. Confira:
- Pelotas: 197,8mm (69% acima da média de 117mm para agosto)
- Santa Vitória do Palmar: 195,5mm (86% acima da média de 105mm para agosto)
- Bagé: 193,6mm (71% acima da média de 113mm para agosto)
- Rio Grande: 187,1mm (63% acima da média de 115mm para agosto)
Com isso, a preocupação se volta aos rios. De acordo com a Defesa Civil estadual, até a tarde de terça a régua do Rio Jaguarão estava em 4m96cm. No início da manhã, o nível era de 4m05cm.

Ou seja, a água subiu quase um metro em poucas horas e ultrapassou significativamente a cota de inundação, que é de 4m50cm.
O órgão ainda alerta para risco de transbordamento em outros dois rios:
- Rio Santa Maria, em Dom Pedrito
- Rio Quaraí, em Quaraí
Estragos registrados no RS
Ao menos 11 municípios reportaram danos devido aos temporais de segunda até o fim da tarde de terça no Rio Grande do Sul, conforme a última atualização da Defesa Civil estadual.
Ao todo, o Estado contabiliza cinco pessoas desabrigadas (em Jaguarão) e 49 desalojadas (cinco em Arroio Grande, 12 em Pedras Altas e 32 em Jaguarão).
- Aceguá: pontos de alagamento na zona rural, com algumas vias parcialmente obstruídas
- Arroio Grande: alagamentos em residências
- Bagé: queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros e danos nos telhados de 59 residências
- Cerrito: desabastecimento de água, danos em residências, pontes submersas e vias obstruídas por queda de árvores
- Dom Pedrito: danos no telhado de uma residência
- Jaguarão: alagamento em uma residência, deixando duas pessoas desabrigadas. Também houve retirada preventiva de uma moradora devido à possibilidade de alagamento
- Pedras Altas: danos em bueiros, pontes e dificuldade de acesso a escolas. Também houve interrupção no abastecimento de água e alagamento em três residências
- Pelotas: queda de granizo e trânsito interrompido na localidade de Vila Nova
- Pinheiro Machado: danos nas estradas que levam ao interior do município
- Santa Vitória do Palmar: queda de postes de energia na região rural do município e falta de energia elétrica
- Santana do Livramento: danos em telhados de residências na zona rural e pontos de alagamento

Perigo maior é na quinta-feira
A quinta-feira (20) é apontada como o dia de maior atenção meteorológica devido à possibilidade de formação de um ciclone entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
O sistema, que atua em conjunto com uma nova frente fria, deve provocar chuvas volumosas em grande parte do Estado e ventos intensos, com rajadas que podem atingir entre 70 e 80 km/h mesmo em períodos sem precipitação.
O foco de alerta recai novamente sobre o Extremo Sul, a região da Campanha e a Costa Doce, onde o solo já está saturado pelos acumulados atuais.
— Embora o ciclone não seja tão intenso, ele é um processo que favorece a ocorrência de tempo severo e traz muita água em um curto espaço de tempo — alerta Vitor Takao, da Climatempo.
Veja a previsão do tempo para sua região nesta quarta (19)
Região Metropolitana
- Chove durante o dia e à noite. Em Porto Alegre, a mínima será de 15ºC e a máxima de 19ºC
Serra
- Garoa de manhã, sol à tarde e pancadas de chuva à noite. Em Caxias do Sul, os termômetros variam entre 15ºC e 19ºC
Campanha
- Chuva pela manhã. À tarde, o tempo abre, mas ainda chove até a noite. Em Bagé, a mínima será de 12ºC, e a máxima, de 13ºC
Fronteira Oeste
- Sol com muitas nuvens. Chuva à tarde e temporal à noite. Em Uruguaiana, a temperatura vai de 13ºC a 16ºC
Sul
- Chove durante o dia e à noite. Em Pelotas, os termômetros variam entre 13ºC e 14ºC
Litoral Norte
- Sol entre muitas nuvens durante o dia. À noite, pancadas de chuva. Em Capão da Canoa, a mínima é de 16ºC, e a máxima, de 18ºC
Centro
- Sol com algumas nuvens. Chuva passageira durante o dia e garoa à noite. Em Santa Maria, mínima de 16ºC e máxima de 19ºC
Norte
- Sol com algumas nuvens. Chove durante o dia e à noite. Em Passo Fundo, as temperaturas variam entre 17ºC e 20ºC
Noroeste
- Manhã nublada e com possibilidade de garoa. Tarde de sol e noite nublada. Em Santa Rosa, mínima de 16ºC e máxima de 23ºC