Tua saúde
Especialista explica benefícios da amamentação: "Para o resto da vida"
Profissionais da saúde aproveitam o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, para apresentar a importância do aleitamento materno no começo da vida


O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, que busca conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e divulgar informações sobre os benefícios da amamentação. O nome faz referência à cor dourada, usada para simbolizar o leite materno como o “padrão ouro” da alimentação infantil. Para a nutricionista Letícia Schmidt, professora do curso de Nutrição da Fadergs, a definição faz sentido: segundo ela, o leite humano é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida.
Letícia é doutora em Pediatria e Saúde da Criança e só vê benefícios no aleitamento:
— No momento em que a gente conhece, promove e propicia o aleitamento materno, estamos promovendo benefícios para o resto da vida da criança.
Para ela, um exemplo claro disso é a relação entre aleitamento e obesidade: bebês que se alimentaram exclusivamente de leite materno nos primeiros seis meses de vida apresentam menos incidência de obesidade infantil.
Com menos chances de apresentar esse quadro, a criança pode ser menos afetada por problemas cardiovasculares, como a hipertensão.
Além disso, a amamentação colabora com a menor incidência de alergias e quadros infecciosos, já que entre os componentes do leite materno estão as imunoglobulinas, que reforçam o sistema de defesa do bebê.
Não para por aí. A prática estimula que a criança desenvolva controle da saciedade — ou seja, saiba parar de ingerir alimentos quando está satisfeita. Na relação com os hábitos alimentares, o leite materno também pode preparar a criança para a introdução alimentar.
— Uma das coisas que são pouco comentadas é que o leite materno tem sabor. Isso garante que a criança tenha maior aceitabilidade no momento da introdução alimentar, a partir dos seis meses — diz Letícia.
Exclusividade até os seis meses
Para Letícia, falar sobre o assunto é importante, pois ainda existe quem não acredite nos benefícios do aleitamento materno. Parte disso, para a especialista, ocorre por causa da tentação causada pelas fórmulas prontas para alimentação de bebês:
— Não é possível fabricar tudo que há no leite humano, como os componentes imunológicos.
Letícia explica que a regra é a exclusividade do aleitamento até o sexto mês. Não é preciso dar chás ou água para a criança, por exemplo. Ela também diz que não há momento para parar: enquanto a mãe e o bebê entenderem que é necessário, a amamentação segue indicada.
Não é só alimento
/// Colabora na redução dos índices de obesidade e permite o controle da saciedade.
/// Reduz o risco de quadros de hipertensão, problemas cardiovasculares e alergias.
/// Colabora para a eficiência energética do bebê.
O que tem o leite humano
/// Imunoglobulinas, que atuam no sistema de defesa do bebê.
/// Carboidratos que, em contato com bactérias benignas do sistema digestivo, fermentam, elevam a acidez e impedem infecções.
/// Proteínas, minerais e vitaminas e gorduras (ácidos graxos essenciais para a saúde do bebê).
Recomendações às mães
O leite é formado por compostos extraídos do sangue da mãe. Por isso, existem algumas recomendações.
/// Não exagerar na cafeína
/// Evitar bebidas alcoólicas e frituras
/// Priorizar alimentação rica em frutas e verduras
/// Manter a produção de leite adequada também demanda boa hidratação e o ajuste do volume de alimentos
A restrição total de outros alimentos não é necessária, só precisa ser feita em casos de sintomas específicos apresentados pelo bebê e devidamente diagnosticados pelo pediatra.
*Com orientação e supervisão de Émerson Santos