Notícias



Ciclone-bomba

Vento de 120 km/h atinge Porto Alegre; Capital e região têm falta de luz e trensurb paralisado

Não há previsão de normalização dos trens. Dmae alerta para possibilidade de desabastecimento de água em 45 bairros

07/08/2026 - 09h38min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Rochane Carvalho
Rochane Carvalho
Enviar E-mail
Matheus Goulart
Enviar E-mail

Pouco depois de os celulares apitarem com alerta severo da Defesa Civil para tempestade, Porto Alegre registrou chuva e vento forte. As rajadas chegaram a 120 km/h na estação meteorológica do aeroporto Salgado Filho, de acordo com a prefeitura.

+ AO VIVO: temporal e tornado causam estragos no RS; siga ao vivo a situação

A força do vento fez voar o telhado de um prédio na Avenida Ceará, na Zona Norte.

— Foi um susto. Parecia que iriam voar a janela e as portas. Foi muito rápido. Vento muito forte — disse um morador que preferiu não se identificar.

Outras cidades da Região Metropolitana também registraram fortes rajadas. Em Canoas, o vento chegou a 109 km/h.

O Estado está sob influência do ciclone-bomba, que seguirá atuando em algumas regiões nesta sexta-feira (7) e pode provocar chuva forte e ventania de 90 km/h.

Problemas no trensurb

A queda de uma árvore sobre a rede aérea de energia da Trensurb, em Sapucaia do Sul, paralisou toda a operação dos trens na noite de quinta-feira. O serviço foi normalizado durante a madrugada desta sexta, antes das viagens das 5h.

No final da noite passada, a empresa informou que todas as estações estavam fechadas por medida de segurança "devido à queda de uma árvore sobre a rede aérea de energia da Trensurb, ao norte da Estação Sapucaia".

Passageiros que aguardavam em frente à Estação Mercado reclamaram da comunicação durante a noite.

— Não é uma novidade essa falta de comunicação — reclamou Adriano Nunes do Santos, 35 anos, analista de desenvolvimento de sistemas que estava havia 30 minutos em frente à estação aguardando respostas.

A Trensurb informou, às 23h, que "não houve condições nem tempo hábil para acionar o serviço emergencial de ônibus".

Abastecimento de água e luz

Segundo a CEEE Equatorial, mais de 90 mil pontos chegaram a ficar sem luz na área de concessão da empresa — incluindo cidades da Região Metropolitana. Em Porto Alegre, eram 16 mil clientes afetados no começo da manhã desta sexta.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) São João teve a energia restabelecida às 2h. Conforme o Dmae, o abastecimento foi normalizado na maior parte do sistema durante a madrugada — na noite passada, o departamento havia alertado para possibilidade de 45 bairros ficarem sem água e para 12 estações de bombeamento de água tratamento que estavam sem luz.

O prefeito Sebastião Melo afirmou, nas redes sociais, que se dirigiu à sede da Defesa Civil "para monitorar o impacto das rajadas de vento e o avanço da chuva". 

Há registros de quedas de árvores em diversas regiões da Capital. Na Rua Navegantes, ao lado da igreja, uma árvore de grande porte caiu e chegou a arrancar parte da calçada.

— Foi um vendaval muito forte. Provavelmente infiltrou água no campanário, mas só amanhã vamos conseguir dar uma olhada no que aconteceu — afirmou o paroquiano Bruno Ortiz, de 35 anos.

Na Avenida Érico Veríssimo, tapumes da lateral do Colégio Protásio Alves caíram. Lixeiras também voaram com a força do vento no bairro Menino Deus. 

Na Siqueira Campos, no Centro, parte da via foi bloqueada devido a um fio caído.

Júlia Ozorio/Grupo RBS
Árvore caída na Rua Navegantes, em Porto Alegre.

Cerca de 20 cidades receberam alerta severo

Defesa Civil RS/Reprodução
Alerta severo foi enviado por volta das 20h15min.

O alerta severo da Defesa Civil foi enviado também para moradores da região metropolitana de Porto Alegre, dos Vales e Litoral. O aviso foi enviado através da ferramenta Cell Broadcast. A notificação chegou aos celulares às 20h15min.

A mensagem no alerta indica tempestade com ventos acima de 90km/h. A Defesa Civil pede que a população se abrigo longe de árvores, placas e postes de energia.

Confira as cidades

  • Alvorada
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Charqueadas
  • Eldorado do Sul
  • Esteio
  • Glorinha
  • Gravataí
  • Guaíba
  • Montenegro
  • Nova Santa Rita
  • Novo Hamburgo
  • Porto Alegre
  • Santo Antônio da Patrulha
  • Sapucaia do Sul
  • São Leopoldo
  • Taquara 
  • Triunfo 
  • Viamão 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias