últimas



SEU PROBLEMA É NOSSO

Falta de asfaltamento em rua de Viamão causa transtornos diários

Moradores reclamam da Rua Caracol, no bairro Viamópolis, que não possui asfaltamento. A mais de um ano o local não recebe manutenção e já soma inúmeras irregularidades

21/02/2025 - 09h43min

Atualizada em: 21/02/2025 - 09h44min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo Pessoal / Reprodução
Cenário é de total abandono na localidade.

Os buracos e a estrutura irregular na Rua Caracol, no bairro Viamópolis, em Viamão, já fazem parte da rotina dos moradores, que convivem há anos com a situação. O local não possui asfaltamento, e a comunidade tem feito pedidos de reparos, porém ainda não foram atendidos. Entre as reclamações, os moradores destacam que a rua é a única do entorno do bairro que não possui asfaltamento e segue com chão batido. 

Além dos buracos, a mobilidade para a passagem de carros é dificultada e até mesmo a locomoção a pé, por ser uma lomba. 

Luciano Conceição, 45 anos, reside no bairro há mais de 10 anos e relata que desde que chegou o local sofre com as irregularidades da rua. A chuva foi apontada como maior vilã pelo promotor de vendas. O acúmulo de água nos buracos em dias de mau tempo causa o aumento dos estragos. 

Em uma ação comunitária, os vizinhos se unem para aterrar os buracos, porém, nos últimos meses, a união dos moradores já não é mais suficiente. Além dos fatores climáticos, outras dificuldades são destacadas por ele:

– É um descaso, somos excluídos. O lixeiro e o carteiro não descem. Ultimamente, não tem muito o que fazer – desabafa.

Luciano relembra que a comunidade já chegou a cogitar realizar um asfaltamento coletivo entre todos os residentes. Entretanto, muitos vizinhos acharam a situação injusta, além de parte dos moradores não possuírem recursos para a ação. A desvalorização da localidade é posta como fator de tristeza pelo promotor de vendas.

– Até para vender não conseguimos, por conta da dificuldade da rua. Para além do valor do imóvel tem essa situação – destaca Luciano 

Briga de anos

Outra moradora da Rua Caracol, Cristine Guimarães, 54, mora há mais de 35 anos no local. E os pedidos por providências já se tornaram parte de seu dia a dia. 

– O sentimento é de abandono, pagamos IPTU e está difícil. Abrimos protocolo, dão (a prefeitura) 30 dias e esse prazo demora anos – relata Cristine.

Ela afirma que atividades diárias acabam se tornando mais trabalhosas que o normal. Carros de aplicativos não entram na rua e entregas de mercadorias não chegam a porta de sua casa, e é necessário fazer o deslocamento até a rua de cima. Entre seu descontentamento, estão os prejuízos já sofridos pela manutenção de automóveis como motocicleta e carro, que acabam acumulando reparos devido às irregularidades do chão. Cristine se declara cansada da situação.

– Já fui direto na prefeitura e simplesmente estamos abandonados – relata a dona de casa.

Tanto ela quanto Luciano comentam que, ao decorrer dos anos, patrolamentos pontuais eram realizados, mas no último ano de 2024 não houve qualquer manutenção na rua.

Contraponto da prefeitura

/// Procurada pela reportagem, a prefeitura de Viamão relatou que está em processo de mapeamento dos locais que precisam de reparos e que está realizando patrolamentos em diversos bairros do município. 

/// Em nova gestão, foi destacado que foram adotadas “medidas imediatas para atender os casos mais urgentes”. Referente à Rua Caracol, o órgão sinalizou que o local está mapeado “como uma das vias que precisam de cuidado na cidade”. A prefeitura ainda relatou que “tem conhecimento da necessidade de melhorias e trabalha diariamente para atender as demandas viárias”.

/// Entretanto, um prazo não foi estabelecido para a manutenção da localidade.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias