Telefonia
Operadoras de celular não atingiram metas de acesso à internet
Em outros indicadores, como o índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede móvel e acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas pela Anatel
A primeira avaliação do desempenho das operadoras de telefonia celular feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostrou que as quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) não conseguiram cumprir a meta estabelecida em relação ao serviço de conexão à rede de dados. Os resultados são referentes aos meses de agosto, setembro e outubro do ano passado.
A meta da Anatel é que as operadoras cheguem a cerca de 98% de sucesso no acesso à internet pela rede móvel. Em outros indicadores, no entanto, como o índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede móvel e acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas pela agência.
A análise começou a ser feita depois que a Anatel suspendeu as vendas de novas linhas por 11 dias, em julho do ano passado, por causa do desempenho insatisfatório das operadoras. As empresas tiveram que apresentar planos, que contemplam investimentos na melhoria das redes, do atendimento ao usuário e diminuição de interrupções do serviço.
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), destacou que as operadoras vêm cumprindo praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador. Segundo a entidade, as operadoras aumentaram os investimentos em 14% entre agosto e novembro, para melhorar o atendimento e cumprir os planos apresentados à Anatel.
De acordo com a agência, o Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP) prevê a possibilidade de novas suspensões de comercialização e outras sanções às operadoras.
Rio Grande do Sul
Nas quatro maiores cidades do Estado, o pior desempenho de acordo com as medições da Anatel foi apresentado pela OI. Nos pacotes de internet, a Tim também apresentou resultados abaixo dos exigidos pela agência. Claro e Vivo tiveram desempenhos satisfatórios. Confira abaixo os dados da medição feita pela Anatel em outubro de 2012:
CANOAS
Claro:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Dentro do exigido pela Anatel
Oi:
Acesso de voz - Abaixo do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Tim:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Vivo:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Dentro do exigido pela Anatel
CAXIAS DO SUL
Claro:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Dentro do exigido pela Anatel
Oi:
Acesso de voz - Abaixo do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Tim:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Vivo:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
PELOTAS
Claro:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Dentro do exigido pela Anatel
Oi:
Acesso de voz - Abaixo do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Tim:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Vivo:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
PORTO ALEGRE
Claro:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Dentro do exigido pela Anatel
Oi:
Acesso de voz - Abaixo do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Tim:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel
Vivo:
Acesso de voz - Dentro do exigido pela Anatel
Acesso de dados - Abaixo do exigido pela Anatel