Recessão
PIB gaúcho encolhe 1,3% no primeiro trimestre
Resultado foi influenciado pela forte queda na indústria nos três primeiros meses do ano
A economia gaúcha encolheu 1,3% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2014, divulgou nesta terça-feira a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE). A queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul entre janeiro e março foi causada pelo forte recuo na indústria, de 6,9%.
Economia brasileira encolhe 0,2% no primeiro trimestre de 2015
Economia gaúcha não cresce em 2014
Dez maiores municípios do RS concentram 44,7% da riqueza do Estado
Mais uma vez a agropecuária teve um bom desempenho entre os setores e cresceu 1,1%, influenciada pela supersafra de soja que teve volume 15,9% superior ao resultado do ano anterior.
A indústria gaúcha teve desempenho ruim, seguindo a tendência de desaceleração do setor na economia brasileira. A indústria de transformação, que representa quase dois terços da produção estadual, caiu 8,6%. A construção civil, que vinha se mantendo aquecida nos últimos anos, recuou 3,9% também. Já o setor de serviços teve crescimento 0,5%.
Do primeiro trimestre de 2015 para o último trimestre de 2014, o PIB gaúcho teve crescimento de 0,9%. Na mesma comparação, a economia brasileira encolheu 0,2% de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2014, apesar da supersafra de grãos, a economia gaúcha não decolou em 2014. O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul permaneceu estagnada.
*Zero Hora