Criatividade e blocos
Com gráficos simples, Minecraft conquista o público
Até junho deste ano, a versão para PC alcançou a marca de 11 milhões de unidades vendidas

Lançado oficialmente em 2011, o Minecraft é um jogo independente que utiliza gráficos que fazem alusão ao Lego. Nele, é permitido criar e recriar objetos e monumentos utilizando blocos, pedras, madeiras ou minérios. Não há objetivos no game, por isso, não existe uma forma de vencer, mas há ações que podem fazer o jogador morrer. É uma forma de trabalhar a criatividade e pode ser jogado em single ou multiplayer.
Até junho deste ano, a versão para PC alcançou a marca de 11 milhões de unidades vendidas. Outras 10 milhões foram comercializadas para tablets e telefones, além de 6 milhões para o Xbox 360. Atualmente, Minecraft possui mais de 20 milhões de usuários, o que é um recorde para um jogo indie.
Transição
Os jogos criados entre as décadas de 1960 e 1990 utilizavam objetos com duas dimensões. Figuras agrupadas e animadas na tela eram os sprites, que se movem sem deixar rastros. Na bidimensão, são feitas imagens constituídas de pontos individuais, os pixels, que têm as cores representadas pelos bits. Assim, quanto mais bits, mais cores.
A transição para o 3D ocorreu em meados de 1990, passando a criar polígonos e possibilitando além da pintura, a aplicação de texturas, sombra, iluminação e efeitos. A partir daí, a tecnologia só evoluiu, deixando as representações mais realistas e possibilitando, inclusive, interação com o game.
Veja quais são os jogos mais vendidos de todos os tempos: