Porto Alegre em versos
Oficina literária convida público a discutir a Capital por meio da poesia
Projeto apresentado por vencedora do Prêmio RBS de Educação faz parte da Festa da Leitura. Os participantes poderão expor suas interpretações
Professora mobiliza alunos para descoberta do prazer de ler
Confira os vencedores do Prêmio RBS de Educação 2014
A atividade faz parte da programação da Festa da Leitura, que acontece até quarta-feira. Pouco menos de um mês depois de Porto Alegre completar 243 anos, Alice aproveita o aniversário do município para discutir as cidades por meio da poesia.
Quem ficou por Porto Alegre no feriadão tem uma oportunidade de viajar, ao menos, pelo mundo da literatura. Nesta terça-feira, a professora Maria Alice Campesato irá oferecer a oficina Viagens Literárias na Usina do Gasômetro. Em 2013, o projeto a consagrou vencedora do Prêmio RBS de Educação, na categoria Escola Pública (RS).
As visões de Mario Quintana a Carlos Drummond de Andrade servem como inspiração para um debate sobre dois diferentes tipos de cidades. Do ponto de vista do poeta alegretense, a Cidadezinha cheia de graça, enquanto os versos do filho mais ilustre de Itabira falam de uma Cidadezinha qualquer. Para Alice, entretanto, a capital dos gaúchos não se enquadra em nenhuma das duas opções.
- Teria que se encontrar um outro poema que pudesse traduzir a Porto Alegre de hoje, afirma.
Depois da leitura dos textos, Alice, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, irá fazer um paralelo entre as cidades de Drummond e Quintana. Ao final da oficina, que dura cerca de duas horas, os participantes serão convidados a expressar suas interpretações em desenhos, que ficarão expostos no local do evento.
A ideia é que quem passar pela Festa da Leitura possa ver as cidades imaginadas pelos oficineiros. E, quem sabe, criar as suas próprias cidades.
O quê: Oficina Viagens Literárias
Quando: 21 de abril, às 10h
Onde: Usina do Gasômetro. Avenida Presidente João Goulart, 551