Educação



Porto Alegre em versos

Oficina literária convida público a discutir a Capital por meio da poesia

Projeto apresentado por vencedora do Prêmio RBS de Educação faz parte da Festa da Leitura. Os participantes poderão expor suas interpretações

20/04/2015 - 17h10min

Atualizada em: 20/04/2015 - 17h10min


Professora mobiliza alunos para descoberta do prazer de ler
Confira os vencedores do Prêmio RBS de Educação 2014

A atividade faz parte da programação da Festa da Leitura, que acontece até quarta-feira. Pouco menos de um mês depois de Porto Alegre completar 243 anos, Alice aproveita o aniversário do município para discutir as cidades por meio da poesia.

Félix Zucco / Agencia RBS
Vencedora do Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Pública em 2013, Maria Alice Campesato será a palestrante

Quem ficou por Porto Alegre no feriadão tem uma oportunidade de viajar, ao menos, pelo mundo da literatura. Nesta terça-feira, a professora Maria Alice Campesato irá oferecer a oficina Viagens Literárias na Usina do Gasômetro. Em 2013, o projeto a consagrou vencedora do Prêmio RBS de Educação, na categoria Escola Pública (RS).

As visões de Mario Quintana a Carlos Drummond de Andrade servem como inspiração para um debate sobre dois diferentes tipos de cidades. Do ponto de vista do poeta alegretense, a Cidadezinha cheia de graça, enquanto os versos do filho mais ilustre de Itabira falam de uma Cidadezinha qualquer. Para Alice, entretanto, a capital dos gaúchos não se enquadra em nenhuma das duas opções.

- Teria que se encontrar um outro poema que pudesse traduzir a Porto Alegre de hoje, afirma.

Fórum discute ideias inovadoras para a educação brasileira

Depois da leitura dos textos, Alice, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo, irá fazer um paralelo entre as cidades de Drummond e Quintana. Ao final da oficina, que dura cerca de duas horas, os participantes serão convidados a expressar suas interpretações em desenhos, que ficarão expostos no local do evento.

Leia mais notícias sobre educação em Zero Hora

A ideia é que quem passar pela Festa da Leitura possa ver as cidades imaginadas pelos oficineiros. E, quem sabe, criar as suas próprias cidades.

O quê: Oficina Viagens Literárias
Quando: 21 de abril, às 10h
Onde: Usina do Gasômetro. Avenida Presidente João Goulart, 551


MAIS SOBRE

Últimas Notícias