Texto acadêmico
Confira 10 dicas para escrever um bom artigo em inglês
Especialistas falam sobre os erros mais cometidos nos textos, que exigem uma série de cuidados


Cedo ou tarde, quem entra na vida acadêmica é convocado a escrever um artigo em inglês. E logo vem a descoberta de que não basta dominar o idioma e ser especializado no assunto para produzir um bom texto. É essencial escrever em um estilo adequado à academia.
- O artigo é um gênero que abarca muita coisa. Cada área tem suas especificidades, sua linguagem e até mesmo o tamanho do texto varia entre elas - argumenta a professora e coordenadora do programa Idiomas sem Fronteiras na UFRGS Simone Sarmento.
Veja o vídeo com dicas:
Embora não seja formado em Letras, o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, Osvaldo Novais de Oliveira Júnior tornou-se um especialista no assunto depois de se confrontar com a própria dificuldade de produzir artigos em inglês:
- Fiz um doutorado nos anos 1980 no País de Gales. Já tinha estudado inglês, mas quando mostrava o texto ao meu orientador, ele dizia que não havia nada errado, mas não era daquela maneira que se escrevia. Comecei a ler artigos de autores nativos e a estudar como eles escreviam, anotando as expressões que achava importantes.
O texto de Oliveira melhorou tanto que, ao retornar ao Brasil, nos anos 1990, passou a desenvolver ferramentas de auxílio à escrita. Intuitivamente, o pesquisador estava construindo o que se chama de corpus linguístico, conjunto de textos que serve como modelo para novos escritos. Esta é hoje uma estratégia consagrada que está por trás de mecanismos como o do tradutor do Google e inspirou o livro Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap, da qual Oliveira é um dos autores. Ela está no coração da primeira dica da lista abaixo, organizada para ajudar os estudantes a escrever bons artigos acadêmicos em inglês.

* Zero Hora